Você já pensou em cortar ou reduzir o consumo de doces? Depois de ler este artigo, 10 Motivos para não comer mais açúcar, terá ainda mais motivos para parar agora mesmo!
O açúcar refinado ocupa as primeiras posições na lista de alimentos inimigos da boa saúde.
Por passar por processos químicos, ele acaba perdendo ainda mais o pouco de seus nutrientes. O que sobra são apenas calorias vazias, que não nutrem o corpo. Pelo contrário, só prejudica e gera vícios.
O problema não são só os doces, mas boa parte dos alimentos industrializados também contêm algumas doses extras de açúcares.
Quando consumidos em excesso, a longo prazo, podem contribuir para o acúmulo de gordura, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, diminuição da imunidade, envelhecimento da pele, dentre outros problemas de saúde.
Segundo pesquisa do WW Vigilantes do Peso, 37% dos brasileiros ultrapassam o consumo de até seis colheres de chá de açúcar por dia, mesmo tendo conhecimento de algumas doenças que seu consumo excessivo pode ajudar a desencadear.
Outro dado importante é que a busca pela felicidade e bem estar foi o fator que os levou a consumir mais doces e alimentos com sabor convidativo.
Se o nosso corpo se constrói e se nutre daquilo que escolhemos como alimento, por que entregar calorias vazias vindas de alimentos ricos em açúcar refinado, como biscoitos recheados, sorvetes, achocolatados, bolos, refrigerantes e chocolates em barra?
Você já pensou o que acontece se você parar de comer açúcar? A mudança no seu corpo e na sua mente pode ser muito benéfica.
10 motivos para retirar o açúcar da alimentação
O açúcar é o grande vilão da nossa saúde, atuando como um facilitador de muitos problemas físicos e mentais.
O consumo excessivo do alimento colabora não só para o aumento de peso e armazenamento de gordura subcutânea, mas também para o aumento dos níveis daquela que fica armazenada no fígado.
Essa condição pode levar a uma complicação chamada esteatose hepática, bem como aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos, elevando as chances de problemas cardiocirculatórios.
Outro problema comum do excesso de açúcar são quadros de disbiose, quando ocorre um desequilíbrio entre as bactérias do intestino.
A diminuição das bactérias benéficas e aumento da quantidade daquelas patogênicas diminui a imunidade, propiciando o aumento dos quadros de alergias e infecções de repetição.
Uma alimentação à base de açúcar também é um caminho para o surgimento da diabetes e demais complicações.
Veja estes e mais motivos para parar de comer açúcar agora mesmo:
1 – Melhora dos níveis de glicose
Quando o açúcar é ingerido, os níveis de glicose no sangue aumentam repentinamente, quanto mais refinado, mais rápido é esse pico.
Para voltar aos níveis normais, o pâncreas é obrigado a produzir mais insulina, hormônio responsável por reduzir a glicose sanguínea ao possibilitar sua entrada nas células.
Essa produção além do normal, devido ao consumo excessivo de açúcar, pode tornar o organismo resistente à insulina.
O açúcar retido na corrente sanguínea acarreta uma série de complicações, incluindo a diabetes.
Com o passar dos anos, esse ciclo vicioso contribui também para o surgimento de outras doenças, como pressão alta, colesterol e obesidade.
2- Vício e compulsão
O consumo de açúcar simples causa um pico rápido e intenso de glicemia no sangue seguido de quedas repentinas. A cada “baixa”, a vontade de comer doce volta e o ciclo se reinicia.
O problema se torna ainda maior, porque nosso paladar fica viciado nesse excesso de sabor dos alimentos doces e ultraprocessados.
Esses mesmos alimentos açucarados agem diretamente no sistema de recompensa do cérebro, o que aumenta a produção de dopamina, neurotransmissor que provoca a sensação de prazer.
Como o organismo tem um poder de adaptação, se acostuma com aquela dose de açúcar e sempre vai pedir doses maiores e mais frequentes para ter aquele mesmo nível de prazer e satisfação.
3- Menos inflamação
O alto consumo do açúcar causa um desequilíbrio na flora intestinal. Como consequência, pode causar excesso de gases, diarreia, dor abdominal, intestino preso e até mesmo mau hálito.
Não é só o processo digestivo que não funciona bem. Esse desequilíbrio também aumenta a inflamação no corpo.
O açúcar forma radicais livres que podem lesar a parede das artérias, causando inflamação.
Com isso, você corre mais risco de ter infarto, derrame e outras complicações.
Dores crônicas, alergias alimentares e enxaquecas também tem uma ligação com o açúcar.
4- Redução de peso
O açúcar é calórico, somente isso já justificaria o aumento de peso que ocorre quando comido em excesso. Fora isso, ele é um dos principais culpados pela obesidade pois inflama o corpo.
Ao parar de comer açúcar, mesmo que por alguns dias, é possível uma melhora geral em todo o organismo, inclusive uma redução de peso, pela diminuição de calorias e da compulsão alimentar.
5- Reduz a gordura no fígado
Quando consumido em grande quantidade, parte do açúcar ingerido se transforma em triglicerídeos e são acumulados no fígado. Em outras palavras, se acumula em forma de gordura no fígado.
Essa gordura é prejudicial e pode acarretar uma série de problemas no funcionamento deste órgão.
6- Melhora nas oscilações de humor
Você costuma sofrer com oscilações de humor no dia a dia? Parar de comer açúcar agora mesmo pode ajudar a estabilizar suas emoções.
Os picos e quedas repentinas no nível de açúcar podem causar sintomas como irritabilidade, confusão mental e cansaço.
Além disso, os processos inflamatórios criados pelo açúcar no intestino, também afetam todo o organismo, inclusive o cérebro.
Esse desequilíbrio físico interfere na saúde emocional, podendo ocasionar um aumento da ansiedade e aumentar os sintomas de depressão.
Quando a pessoa está deprimida, acaba buscando conforto no açúcar, piorando o quadro e criando uma bola de neve.
7 – Alzheimer
Pesquisadores descobriram uma possível ligação entre o Alzheimer e a diabetes, chamando a doença como diabetes tipo 3, ou “diabetes no cérebro”.
Pessoas com diabetes tipo 2 podem ter até 60% mais chances de desenvolver Alzheimer ou outro tipo de demência.
Os processos inflamatórios causados pelo açúcar em excesso também aumentam a probabilidade de desenvolver a doença naqueles que possuem uma predisposição genética.
8- Fortalecer o sistema imunológico
Outro motivo para parar de comer açúcar é para fortalecer a imunidade do corpo.
Quando cortamos ou reduzimos a ingestão de açúcares, há uma melhora nos níveis de insulina e, consequentemente, a melhora da resposta anti-inflamatória, uma vez que quando a glicemia está continuamente alta, altera a função dos leucócitos e prejudica os processos inflamatórios e de cicatrização.
Além disso, há uma melhora da nossa microbiota, responsável por parte de nossas defesas.
9- Pele mais jovem e saudável
O açúcar é considerado um vilão também para a pele. Quando há muito açúcar circulante, ele se liga ao colágeno, impedindo a renovação e sustentação dos tecidos. Com isso, a pele fica mais fragilizada e potencializa o surgimento de rugas.
O açúcar também aumenta a oleosidade da pele, podendo levar a formação de cravos, espinhas e dermatite seborreica.
Se você quer deixar a pele com mais firmeza e parecer mais jovem, reduza o consumo de carboidratos refinados.
10- Mais disposição
O consumo de açúcar faz com que os níveis de energia entrem em uma montanha-russa, subindo e caindo muito rapidamente. Essa variação leva a alterações de humor e cansaço.
Para ter mais ânimo e energia, parar de comer açúcar também pode ser algo benéfico.
Como reduzir o consumo do açúcar?
Agora que você já sabe 10 motivos para parar de comer açúcar (que poderiam ser bem mais), o ideal é colocar esse desafio em prática!
Existem algumas formas simples de reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar no dia a dia para então cortá-los de vez de sua dieta.
O açúcar maléfico que estamos falando aqui, é, principalmente, o refinado. Mas existe o açúcar natural presente nas frutas, por exemplo, que têm um efeito muito menos nocivo e garantem sua energia.
Contanto, prefira consumir a fruta inteira, e não apenas seu suco. Assim você mantém as fibras, vitaminas e minerais que ajudam a regular o metabolismo.
Parar de comer açúcar não significa apenas cortar os doces. Massa, pães, comidas de fast-food e industrializados em geral, costumam ter grande quantidade de açúcares.
Para reduzir o consumo e se alimentar de uma forma mais saudável, recorra a ingredientes naturais como substitutos.
Aproveite essa reeducação para eliminar todas as toxinas do seu corpo e recomeçar muito mais leve.
O açúcar, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e poluição sobrecarregam o organismo. Essas toxinas dificultam que ele trabalhe de forma plena, levando a doenças, falta de energia e disposição.
Com o Programa Detox Kriyá você faz uma limpeza profunda dos seus órgãos, principalmente intestinos, fígado e vesícula biliar, para voltar a se sentir mais saudável.
Alie o alimentação desintoxicante com parar de comer açúcar e tenha muito mais saúde e qualidade de vida.
Busque o equilíbrio entre corpo e mente
Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.
Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Seu Tipo Sanguíneo Afeta a Saúde e o Torna mais Vulnerável à Doenças
Uma resposta