Benefícios do Iogurte de Kefir

Bianca Enricone - Kefir de leite - Foto Divulgação

Os benefícios do iogurte de Kefir a saúde são tantos que talvez seja mais fácil falar onde ele não atua! É um alimento rico em bactérias “do bem”. Dessa forma, é capaz de melhorar a imunidade do organismo, auxiliar no combate de várias doenças e também está associado a longevidade. Veja aqui

Os Benefícios do Kefir diferem um pouco em função do meio em que crescem. Podemos nos beneficiar de suas propriedades sobretudo fazendo o uso do seu “iogurte” como complemento de lanches e em inúmeras receitas que passarei a seguir.

Seu iogurte, como chamamos, é na verdade uma bebida fermentada, gaseificada, feita a partir dos grãos de Kefir. Os grãos ou sementes de Kefir são aglutinações gelatinosas de coloração branca, amarelo claro, transparente ou roxo.

A coloração pode variar bastante, uma vez que podemos cultivar os grãos de Kefir em diferentes meios. Os principais são:

  • Kefir de leite de animais: vaca, cabra e búfala.
  • Kefir de leites vegetais: arroz, soja, coco, amêndoas.
  • Kefir de água: água com açúcar mascavo, ou mel.
  • Kefir de sucos: principalmente uva e maçã.
  • Kefir de água de coco.

A bebida feita com os grãos do Kefir é bioquimicamente definida como probiótico. Nutricionalmente são melhores que os Iogurtes “Convencionais” devido à maior diversidade e riqueza de micro-organismos benéficos a nossa saúde.

Os iogurtes que conhecemos normalmente contem de 2 a 3 bactérias benéficas ao organismo ao passo que o iogurte feito com Kefir de Leite chega a conter mais de 30 espécies ou cepas de bactérias benéficas diferentes.

O resultado é uma mistura de Lactobacillus e Leveduras, que são micro-organismos benéficos a microbiota intestinal e auxiliam no equilíbrio e fermentação adequados. Os principais produtos formados pela fermentação do Kefir são ácido Láctico, CO2 e álcool.

Os principais Benefícios do Iogurte de Kefir quando usado de forma regular são:

  • Detox e Purificação Orgânica promovendo aumento da imunidade e, desse modo, a longevidade.
  • Melhora de todo o sistema digestório
  • Controle dos distúrbios gástricos, incluindo; azia e má digestão.
  • Poderoso Antibiótico na erradicação das muitas bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori. Só para exemplificar, a H. pylori está normalmente associada à gastrite.
  • Atua como cicatrizante de úlceras e menor risco de câncer de estômago.
  • Melhora a correção da flora intestinal e funções intestinais.
  • Tratamento para a Síndrome do Intestino Irritável e diarreias.
  • Longevidade

Veja também o post “Como você tem Cuidado da sua Saúde“.

  • Prevenção da osteoporose, diminuição do risco de fraturas e manutenção da saúde óssea quando feito com o Kefir de leite. Uma vez que é uma excelente fonte de Cálcio de Vitamina K2.
  • Inibição de células cancerígenas visto que inibe o crescimento tumoral.
  • Propriedades anti-inflamatórias: Em alergias respiratórias como a asma; Bem como em alergias ou intolerâncias alimentares como a intolerância a lactose. Uma vez que na fermentação do Kefir de Leite a lactose é “quebrada” em ácido láctico. Desta forma, dificilmente produz intolerância, até mesmo para os indivíduos mais sensíveis.
  • Controle do peso ao passo que elimina as bactérias intestinais que nos engordam. Você sabia a Firmicutes é uma bactéria que hoje está associada a obesidade? Veja a também a matéria onde explico detalhadamente.

 

Bianca Enricone - Benefícios do Iogurte de Kefir - Foto divulgação
Bianca Enricone – Benefícios do Iogurte de Kefir – Foto divulgação

 

De acordo com estudos científicos e aulas do Dr. Lair Ribeiro, ficou demonstrado que os probióticos do Kefir se instalam definitivamente no intestino dos indivíduos.

Em contrapartida, os probióticos do iogurte normais, você precisa continuamente ficar ingerindo, pois eles naturalmente se perdem ou são eliminados pelos intestinos. Assim, os benefícios do Kefir, ou melhor do Iogurte de Kefir são superiores aos iogurtes convencionais.

Os grãos de Kefir normalmente não são comercializados. Então, é uma corrente do bem! Uma vez que ele se multiplica muito rapidamente, é possível doar com bastante frequência. Uma das formas de armazenar os grãos do Kefir é congelá-los. Sim!

Ao contrário do que muitos pensam – O Kefir não morre quando congeldo!  Desta forma, congelando só o grão, fica mais fácil de estocar quando a sua população estiver muito numerosa.

Para fazer tanto o Kefir de leite, bem como o Kefir de água e açúcar mascavo, não requer muito trabalho.

Procedimento:

  • Quando você ganha os primeiros grãos deve-se colocar no MESMO meio de cultura que ele estava habituado (leite de vaca, leite de soja, água e açúcar mascavo, etc).
  • Coloque sua muda de Kefir (cerca de uma colher de sopa) no leite ou água + açúcar mascavo (na proporção de 1 a 1,5 colheres de sopa de açúcar mascavo para cada 500ml de água filtrada) em um vidro limpo.
  • Preencha no máximo ¾ do volume do vidro e coloque em um armário protegido da luz (escuro).
  • Kefir de 12 horas tem efeito laxante
  • Kefir de 24 horas manutenção para um intestino regular
  • Kefir de 36 à 48 horas prende o intestino quando ele é solto demais.
  • Após o período de fermentação escolhido, peneire os grãos de Kefir a fim de separá-los do líquido. Nesta primeira vez, principalmente se você recebeu seus grãos congelados, despreze o primeiro lote da fermentação.
  • Em seguida, proceda igualmente. Em um vidro limpo, coloque os grãos de Kefir (cerca de uma colher de sopa) no leite ou água + açúcar mascavo (na proporção de 1 a 1,5 colheres de sopa de açúcar mascavo para cada 500ml de água filtrada).
  • Preencher no máximo ¾ do volume do vidro e colocar em um armário protegido da luz por 12h, 24h ou até 48h. Peneirar os grãos a fim de separá-los do líquido.
  • Proceda da mesma forma infinitamente.
  • Este líquido é conhecido como Kefiran ou Iogurte de Kefir. Depois de coado você deve colocar na geladeira e utilizar até 1,5l ao dia. Para que o organismo se acostume, comece com pequenas quantidades. Por fim, abaixo coloco minhas Receitas preferidas com o Kefir.
Bianca Enricone - Kefir de leite - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Kefir de leite – Foto Divulgação

 

Se você precisar viajar, ou quando seus grãos de Kefir estiverem muito numerosos, é possível congelá-los e garantir suas propriedades terapêuticas.

Mitos sobre o Kefir:

Existem alguns mitos a saber. Primeiramente com relação ao uso apenas de colheres de plástico. Isto é totalmente errado, visto que, o aço inox em temperatura ambiente é praticamente impossível soltar qualquer resíduo no Kefir. Em contrapartida, não podemos utilizar colheres de ferro ou outro metal que possa soltar algum resíduo, pelo risco de contaminar seu Kefir.

Também outra dúvida recorrente é com relação a tampar. Podemos tampar sim, porém nunca se deve preencher o vidro completamente, uma vez que será produzido gás. Dessa forma, ele poderá estourar. Assim, eu gosto de utilizar uma toalha de papel presa com elástico para evitar insetos e assim proteger contra contaminações.

Minhas receitas Preferidas de Kekir de Leite

Iogurte de Kefir

500 ml de iogurte de Kefir (já separado os grãos);
10 ameixas secas;
1 colher de sopa de chia.
Deixar as ameixas de molho do iogurte de Kefir por pelo menos 2 horas. Bater no liquidificador para misturar completamente. Acrescentar a chia e deixar em repouso por 20 minutos. Sevir!

Iogurte estilo “Grego” de Kefir

500 ml de iogurte de Kefir (já separado os grãos);
Colocar em um coador de Nylon e deixar escorre o soro por pelo menos 4h. Depois desse período teremos o soro do Kefir abaixo e o iogurte “grego” de Kefir no coador. Este iogurte é bem denso e cremoso e lembra a textura do cream cheese. 500 ml de iogurte rende cerca de  300 g de iogurte grego. O soro do Kefir também é conhecido como Whey Protein possui propriedades fantásticas desde cosméticas à alimentícias.

Iogurte Grego de Kefir com Limão

300g de iogurte grego de Kefir
Raspa de 1 limão;
2 colheres de sopa de açúcar da sua preferência.
Misturar bem para homogeneizar e está pronto para servir.

Queijinho Temperado

300g de Iogurte grego de Kefir;
Sal a gosto e pimenta fresca moída na hora;
1 pitada de Cúrcuma.
Misturar bem para homogeneizar. Pronto para servir.
Espero que tenham gostado da minha versão Chef Natureba.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

    Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Como você tem cuidado da sua saúde?

Compartilhar Post:

6 comentários

    • Boa noite Flaviana.Com relação amostra de Kefir posso te dar duas sugestões.
      Eu posso despachar para você sem custo do produto e você só paga o correio.
      Ou, você procura na sua cidade ou arredores quem doa Kefir. Inclusive tem grupos no facebook para isso.

      Estou a disposição

      Com carinho
      Bianca Enricone

  1. Fazer o iogurte de Kefir com leite desnatado, não dá muito certo!
    Cerca de 2/3 do leite, vira soro mais, nem tudo está perdido!
    O soro é “pura” proteína e não deve ser descartado!
    Faça vitaminas de frutas, substituindo o leite, fica muito bom!
    Também dá pra fazer bolo, substituindo o leite pelo soro, na mesma medida.
    Fica uma delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?