As doenças psicossomáticas apontam para uma relação muito próxima entre corpo e mente. Trocando em miúdos, é quando o lado emocional afeta o corpo físico e assim ficamos doentes.
Você já deve ter percebido que fortes emoções podem causar sentimentos no físico, como aumento das batidas do coração, borboletas no estômago, arrepios, etc. Por vezes, essas alterações e sofrimentos psíquicos podem fazer mais do que isso.
Como por exemplo apresentar sintomas físicos como vômito, diarreia ou constipação, tremores, taquicardia, dores de cabeça constantes, manchas roxas ou avermelhadas pelo corpo, sensação de sufocamento ou de falta de ar, dores generalizadas e outras queixas sem causas aparentes.
Pessoas que sofrem com doenças psicossomáticas frequentemente vão à consultas médicas ou prontos-socorros, mas não obtém confirmação das causas de seus problemas. Seus sintomas não podem ser explicados por nenhuma alteração nos exames. Você conhece alguém assim?
Quando nada é detectado, essas pessoas são orientadas a irem para casa, pois não tem nada com que se preocupar, mas seus sintomas não desaparecem. Infelizmente continuam sentindo dores e muits veze são rotuladas de hipocondríacas ou desequilibradas.
Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de algum tipo de doença psicossomática, principalmente as mulheres.
Talvez você sofra de uma dor sem motivo ou conheça alguém que tenha alguma queixa que não seja detectada em exames, mas o sintoma físico é real. Isso só nos mostra a importância de olhar para o ser humano como um todo, integrando o corpo e a mente.
O que são doenças psicossomáticas e qual sua origem?
As doenças psicossomáticas são sintomas físicos que possuem origem em desordens emocionais. O termo vem da junção das palavras de origem grega, psique, que significa alma, e soma, que significa corpo. Ou seja, é uma doença que tem origem na alma e no psicológico, que traz consequências físicas no corpo.
As doenças psicossomáticas podem ser entendidas como manifestações da mente por conta de questões mal resolvidas, associadas à deficiência ou excesso de emoções que se exteriorizam no corpo físico, originando queixas em diferentes partes do corpo.
Como mencionmos acima esses sintomas, no entanto, não podem ser explicados por nenhuma alteração orgânica. Não é possível definir apenas uma única causa desencadeadora das doenças psicossomáticas, contudo existem fatores e acontecimentos da vida que podem facilitar seu aparecimento, como:
- Estresse emocional;
- Traumas e eventos marcantes;
- Luto;
- Abusos físicos, sexuais e psicológicos;
- Depressão crônica;
- Ansiedade;
- Mudanças no estilo de vida;
- Questões profissionais;
- Perdas financeiras;
- Influência genética.
As emoções e pensamentos negativos gerados por essas questões desencadeiam desequilíbrios mentais que sobrecarregam as funções orgânicas e se manifestam pelo corpo.
Sintomas das doenças psicossomáticas
A manifestação dos sintomas das doenças psicossomáticas é complexo e podem variar de suaves, moderados ou graves, ser únicos ou múltiplos e relacionados ou não a outras enfermidades.
No entanto, as queixas mais comuns são:
- Alterações gástricas, como enjoo, dores e queimação;
- Insônia;
- Manchas roxas ou avermelhadas pelo corpo;
- Dores de cabeça constantes sem motivo aparente;
- Sensação de sufocamento ou de falta de ar;
- Desânimo e desinteresse pelas atividades de rotina;
- Taquicardia;
- Dores generalizadas;
- Alergias;
- Fadiga;
- Falta de concentração;
- Irritabilidade;
- Sonolência;
- Fraqueza;
- Baixa imunidade;
- Queda de cabelo;
- Tensão muscular.
As doenças psicossomáticas são diversas e o modo que a mente afeta o corpo pode variar de pessoa para pessoa.
O mais importante é entender que essas doenças se manifestam como sintomas físicos sem uma causa aparente, de modo que surgem ou pioram a partir de um problema psicológico.
As doenças psicossomáticas que mais afetam a população estão relacionadas ao:
- Sistema nervoso: como enxaqueca, dormência e formigamentos;
- Pele: irritações, coceira, alergias e problemas dermatológicos;
- Músculo e articulação: dores e tensão;
- Sistema imunológico: gripes e resfriados constantes, herpes ativa
- Intestino: prisão de ventre ou diarreias (Síndrome do Intestino Irritável);
- Estômago: dor, queimação, náuseas, gastrites e úlceras gástricas;
- Sistema Respiratório: falta de ar, sensação de nó na garganta;
- Sistema Circulatório: dor no peito e palpitações;
- Sistema urinário: dor e dificuldade para urinar e doenças urológicas
- Dificuldades sexuais: diminuição do desejo sexual, impotência, alterações no ciclo menstrual, dificuldade de engravidar.
Se você sente que sua energia parou de fluir, que está estagnado, frustrado, desmotivado, nada melhor do que elevar suas vibrações.
Os pensamentos, sentimentos, condições físicas, anseios e intenções são energias e ficam impregnadas na atmosfera da casa, no seu âmbito empresarial, relacionamentos, objetos, animais e principalmente, em você.
Com o Quantec, podemos trabalhar corretamente suas emoções, corrigindo padrões errados no campo mental antes que eles se manifestem no corpo físico.
Caso já sinta seu corpo afetado, o Tratamento Vibracional também pode ajudar, pois tudo vem da mente. Costumo dizer a meus pacientes que muitas vezes desencademos doenças psicossomáticas e infelizmente não detectamos a sua causa. Especialmente neste caso o Tratamento Vibracional com o Quantec atua de forma excepcional pois é capaz de ler sua mente e seu inconsciente e atuar no foco do problema.
Muitos me perguntam, como assim? O Quantec trabalha com frequências e neste caso ele emite frequências que anulam o apagam o foco dos desequilibrios emocionais, sejam eles: marcas de um trauma, ansiedade, culpa, luto, entre tantos outros.
Como evitar e tratar as doenças psicossomáticas?
As doenças psicossomáticas são resultado das dificuldades em frear ou extravasar as emoções e os sentimentos negativos. Como estão intimamente ligadas à mente, mudar a postura e as atitudes mediante determinadas situações podem melhorar ou atenuar o problema.
Algumas dicas para você se proteger emocionalmente e evitar as doenças psicossomáticas são:
- Praticar o autoconhecimento: saiba quais são suas dores da alma, fraquezas e pontos fortes. Ao ter consciência do seu problema, você se torna capaz de controlá-lo e revertê-lo;
- Inteligência emocional: desenvolver a sabedoria para lidar com situações difíceis possibilita que certas situações não atrapalhem seu dia;
- Perdoe a si mesmo e os outros: não carregue rancor ou mágoa, isso só vai te fazer mal; O perdão antes de tuo é um ato de inteligência.
- Cuide da sua alimentação: uma dieta equilibrada é capaz de reduzir o estresse emocional e sintomas de depressão e ansiedade.
O Brasil está no ranking dos primeiros no mundo em casos de depressão e ansiedade.
Não é difícil de entender porquê! Diversos estudos têm observado que um padrão alimentar saudável pode reduzir o risco de transtornos de ansiedade. Mesmo o nosso país sendo tão amplo e com muitas misceginações podemos observar um padrão alimentar aqui, como: macarrão, arroz e feijão e mais doces e carboidratos.
Mais uma vez, a mente tem a ver com isso. O que colocamos no prato tem impacto no cérebro.
Alimentos típicos da dieta ocidental como açúcar e carboidratos refinados provocam alterações de humor e dos níveis de energia, contribuindo para a inflamação que altera o eixo intestino-cérebro e a função dos neurotransmissores.
Por outro lado, uma dieta rica em proteínas e gorduras de qualidade, frutas, vegetais, fibras e probióticos está associada a um menor risco de depressão e ansiedade.
Infelizmente a mainoria das pessoas não tem consciência sobre coisas básicas como: não comer mais margarina e óleos vegetais, ler os rótulos nos supermercados e não comprar comidas com realçador de sabor. Esse mesmo, é um dos piores agentes tóxicos para o cérebro e se encontra amplamente em salgadinhos, biscoitos e bolachas, macarrão instantâneo, sopas e na maioria de pizzas e lasanhas congeladas. É conhecido também como glutamato monossódico. Mas não se engane a lista de gentes tóxicos ao cérebro é bem grande.
Diversas pesquisas evidenciam que diversas doenças degenerativas como o Alzheimer estão relacionadas com a ingestão de neuro-contaminantes como é o caso do MSG (glutamato monosódico).
E frente a todos esses contaminantes o corpo tem que dar um jeito de se desintoxicar. As coisas só pioram quando o indivíduo ainda não tem o hábito de tomar água e se alimentar de forma “menos intoxicante”. Porque, vamos falar a verdade, está difícil de comer algo que se considere saudável por completo. Parece que quase tudo está contaminado!
Sendo assim, tanto o meu quanto o seu organismo estão intoxicados. Essas toxinas prejudicam o funcionamento pleno do corpo e principalmente da mente.
Como sabemos nosso intestino é nosso segundo cérebro, e como já falado aqui, os neurotransmissores, como a serotonina, conhecido como o hormônio da alegria, é produzida lá. Quer melhorar seu humor? Diminuir a ansiedade? Ter uma disposição extra? Ou ainda, dormir melhor? Então está na hora de fazer um Detox.
O Programa Detox Kriyá proporciona a limpeza profunda dos seus órgãos, o que pode proporcionar mais energia e disposição e diminuição das dores em geral, bem como juda a eliminar uns quilinhos.
Se você sente algum sintoma que está prejudicando sua saúde e seu bem-estar geral, mesmo que ele seja de caráter emocional, é possível reverter o problema.
Busque o equilíbrio entre corpo e mente.
Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo. Eu quero ver a sua transformação
Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Seu Tipo Sanguíneo Afeta a Saúde e o Torna mais Vulnerável à Doenças