Telômeros: A Arte De Se Reinventar

Bianca Enricone - Telômeros: A Arte De Se Reinventar - Foto Divulgação

Quer viver mais? Mantenha a saúde dos telômeros! Não é somente uma alimentação saudável e exercícios físicos que melhoram sua qualidade de vida. A sua saúde mental tem papel fundamental para uma vida longa e prazerosa.

Se reinventar, se transformar, sair da zona de conforto, abandonar velhos hábitos, revolucionar a forma de pensar. Mudanças no seu estilo de vida podem fazer com que você viva mais.

De forma consciente ou inconsciente nos auto sabotamos, assumimos posturas defensivas, criamos empecilhos que nos impedem de realizar nossos objetivos.

Por pensar muito no futuro, não vivemos o presente. Estamos estressados, ansiosos, depressivos.

Os fatores sociais são também são determinantes para o surgimento de diversas doenças como as cardiovasculares, diabetes, câncer, demência, bem como para o envelhecimento precoce.

Os telômeros e a longevidade

O estresse mental, a ansiedade, a depressão, a violência, o bullying, tem relação direta com a menor expectativa de vida.

Está comprovado: o encurtamento e desgaste dos telômeros, encurtam também a sua vida.

Os telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas compostas de DNA que carregam nossos genes.

Com o tempo, os telômeros vão se encurtando devido às divisões sofridas pela célula, sendo considerados “contadores intrínsecos” do envelhecimento biológico do corpo.

Os telômeros são partes dos cromossomos responsáveis pela preservação de sua integridade, protegendo o organismo contra divisões fora de controle, como acontece no câncer, por exemplo. Sendo que seu encurtamento está relacionado ao envelhecimento e morte.

Ao longo da vida é normal que os telômeros se encurtem, uma vez que isso faz parte do envelhecimento natural, porém descobriu-se que pessoas deprimidas tem seus telômeros encurtados.

Depressão encurta os telômeros

Pesquisadores do Centro Médico da VU University, em Amsterdã, na Holanda, concluíram que pessoas diagnosticadas com depressão tiveram uma taxa de envelhecimento mais rápida e podem sofrer precocemente de problemas mentais, tais como demência.

Para chegar a essa conclusão, foram avaliados os telômeros de 2.400 pessoas com e sem depressão. Conforme o estudo, os telômeros de pessoas que haviam passado por crises depressivas eram significativamente menores – cerca de 83 a 84 pares de bases de DNA, em média, se comparados às pessoas que nunca tinham sofrido de depressão.

De acordo com o livro “O efeito telômero: uma abordagem revolucionária para ser mais jovem e saudável por mais tempo”, escrito por Elizabeth Blackburn, bióloga ganhadora do Prêmio Nobel de fisiologia/medicina em 2009 por causa das descobertas que fez sobre os telômeros e pela psicóloga Elissa Epel, é possível recuperar essas estruturas e, assim, retardar o envelhecimento.

 

Aqui estão cinco dicas para recuperar e preservar os telômeros:

  • Durma no mínimo sete horas toda noite.
  • Exercite-se no mínimo três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos.
  • Diminua o consumo de açúcar.
  • Tenha uma dieta rica em ômega 3, grãos, verduras e frutas.
  • Além de eficaz contra ansiedade e depressão, a meditação mostrou aumentar a enzima telomerase (enzima capaz de produzir telômeros).

Astragalus, o elixir da longevidade

Há mais de 2 mil anos os chineses utilizam uma erva capaz de revigorar a energia vital e promover a saúde, é o Astragalus.

Considerada uma das plantas mais importantes da medicina tradicional chinesa, essa erva é usada para ajudar o corpo humano a produzir energia e resistir a doenças, tais como o câncer, doenças cardiovasculares, hepáticas, problemas renais, diabetes e infecções.

O Astragalus ganhou popularidade com pesquisas recentes sobre a possibilidade dele de proteger os telômeros da degradação e aumentar a longevidade. 

O Astragalus é considerado um adaptógeno, dessa forma, protege o corpo contra os efeitos do estresse, bem como propriedades anticancerígenas.

Pesquisas sugerem que ele poderia ativar uma enzima chamada telomerase (hTERT), a qual estimula a produção de telômeros adicionais.

O principal princípio ativo do Astragalus é o astragalosídeo IV (saponina esteroidal), extraída, isolada como TA -65.

É possível encontrar o Astragalus em lojas de suplementos alimentares naturais.

Concentre-se no presente e reduza o estresse

Nossa mente é cheia de distrações. Se não estamos preocupados com o futuro, estamos lembrando do passado. Passamos muito tempo divagando ou imaginando, sem estar plenamente consciente do presente. É como se nosso corpo estivesse aqui, mas nossa mente não.

De acordo com um estudo da universidade de Harvard, 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída. Perdemos quase metade da nossa vida sem realmente viver no presente.

Tal condição é pode afetar significativamente nossas atividades diárias, bem como contribuir para aumentar os níveis de ansiedade e estresse.

Focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio, mas se realizado ajuda muito no desempenho, em lidar com o estresse diário e as pressões do trabalho de forma positiva.

Já ouviu falar do Mindfulness? Até abordamos esse assunto aqui no blog. Essa técnica pode ser a resposta para se manter presente, desenvolver a concentração, melhorar os níveis de estresse e viver melhor.

Mindfulness é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

Reduza o Stress e Melhore sua Vida com o Mindfulness. Clique aqui e descubra as bases do Mindfulness e práticas simples para incorporar esse conceito no dia a dia.

Pare de se auto sabotar

Retire suas crenças limitantes que te impedem de viver plenamente e com saúde mental, espiritual e física.

O Tratamento Vibracional com o Quantec te ajuda a alcançar e realizar seus objetivos. Insira no seu inconsciente informações que você a princípio não tem ou precisa aumentar. Por exemplo, aprender a perdoar, a ser grato, a ser saudável, a emagrecer, a ter mais coragem e retire as informações que te fazem mal.

Como a Física Quântica pode Transformar a Medicina
Bianca Enricone – Como a Física Quântica pode Transformar a Medicina – Foto divulgação


Viva mais, viva melhor.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e assim, me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

 

 Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

 

 

 

 

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone

Assessora de Imprensa

Leia também: Desvendando a Tecnologia por Trás do Quantec

 

 

 

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Shopping cart0
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
Precisa de ajuda?