A importância do jejum para a saúde

Bianca Enricone - Jejum Intermitende - Foto Divulgação

Você sabia que períodos de jejum ajudam a desintoxicar o organismo?

A privação de alimentos de forma controlada ativa mecanismos de autodefesa das células que garantem sua maior longevidade. Isso se traduz em benefícios para todo nosso organismo.

Ao reduzir as taxas de gordura e glicose no sangue, controlar a pressão arterial, o jejum ou o corte radical de calorias pode promover o aumento da expectativa de vida.

Sabe-se que comer é investir na saúde, sendo assim, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental. Porém, os cientistas já comprovaram que períodos de jejum são também altamente benéficos.

Se você combinar uma alimentação saudável com o jejum consegue potencializar os efeitos.

Mais do que dieta ou regime, o jejum é uma prática milenar, comum em muitas religiões. Inclusive, nossos ancestrais passavam períodos sem comer até caçarem ou pescarem seu alimento.

Ao ficar um tempo sem alimentos, o corpo passa por uma desintoxicação. Aliás isso auxilia os órgãos como o fígado, rim e a pele a retornar a sua capacidade máxima. Sua memória, concentração, bem como seu nível de energia também melhoram.

Jejum desintoxica o organismo

O jejum se mostra eficaz para promover a limpeza do organismo. Por ser um período no qual só se bebe água, proporciona um período de descanso, no qual o organismo restabelece o equilíbrio.

Isso acontece porque ao pararmos de comer, o corpo utiliza as próprias reservas nutritivas. Dessa forma, o organismo utiliza as toxinas presentes transformando-as em energia utilizável. Assim, o corpo se purifica.

Durante o jejum o organismo começa o processo de autofagia, um mecanismo importante de autolimpeza que acontece em todas as células do corpo.

Assim como o jejum induz a autofagia, a autofagia induz a longevidade. Durante o jejum o organismo aciona as defesas naturais e se fortifica. O resultado é a maior energia e vitalidade.

Por conter uma maior quantidade de toxinas no corpo, o primeiro jejum é geralmente o mais difícil. Sintomas como dores de cabeça, náuseas e abatimento podem ocorrer em um primeiro momento. Mas estes tendem a ser passageiros e logo dão lugar à sensação de bem estar.

Benefícios do jejum

Bianca Enricone - A Importância Do Jejum Para A Saúde - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – A Importância Do Jejum Para A Saúde- Detox Kriyá – Foto Divulgação

A saúde do corpo e da mente é influenciada diretamente pelos alimentos que ingerimos. Do mesmo modo que a privação controlada de comida ajuda a recuperar o organismo do estresse físico e mental.

Experimentos iniciais feitos com ratos mostraram que aqueles que comiam regularmente e sem jejum viviam 500 dias. Enquanto que os que foram colocados num jejum de um dia por semana, vieram 750 dias. Ou seja, períodos de jejum promoveriam a longevidade.

Evidentemente a eficácia do jejum intermitente em humanos, que restringe as refeições a um período de 8 a 10 horas, foi confirmada no estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A investigação dividiu homens obesos com pré-diabetes em dois grupos. O primeiro manteve uma janela alimentar de 8 horas, enquanto que o outro poderia comer em um período de 12 horas por dia.

Após cinco semanas, embora não houvesse modificação no peso de nenhum dos grupos, o de oito horas apresentou níveis de insulina e pressão arterial significativamente mais baixos.

Estudos mostram que o jejum pode alterar a metabolização de gordura e açúcares pelo organismo. Mas, além do contribuir para a saúde do corpo como um todo, também ajuda especialmente o cérebro.

Benefícios para o cérebro

O processo de autofagia que o jejum promove se manifesta também nas células do sistema nervoso. Dessa forma, essa desintoxicação também ocorre no cérebro ao reciclar todo o “lixo” (radicais livres, toxinas) existente e fazer a reparação dessas células.

Segundo o neurocientista, Dr. Mark Mattson, do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos, o jejum intermitente pode induzir a neurogênes. Ou seja, a produção de novas células do sistema nervoso, além de proteger contra prejuízos e doenças cerebrais.

Em experimentos em animais, a prática do jejum regulou a proteína BNDF (Fator Neurotrófico) e outras proteínas neuroprotetoras, as quais ajudam os neurônios a sobreviverem ao mesmo tempo em que estimulam o crescimento de novos neurônios e sinapses.

A BNDF também está diminuída no cérebro de pessoas com depressão. Assim, entende-se que  privar a alimentação de deprimidos ajudaria o cérebro a funcionar melhor e auxiliar na recuperação da depressão.

Jejum emagrece?

Bianca Enricone - A Importância Do Jejum Para A Saúde - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – A Importância Do Jejum Para A Saúde – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Por exemplo o jejum pode ser usado de diferentes formas e para diferentes propósitos. Um voltado para a melhoria da saúde e bem-estar e outro focado no emagrecimento.

A prática de jejuar auxilia na perda de peso, já que faz com que o corpo utilize os estoques de gordura do corpo para gerar energia durante os períodos de restrição alimentar.

Como fazer o jejum de modo controlado

A restrição de alimentos ou a redução drástica de calorias ingeridas ativa a autofagia e propicia diversos benefícios para o organismo.

O ideal é estimular a desintoxicação por um período de tempo certo, sem excessos. Uma vez que a privação de nutrientes muito prolongada pode ter um efeito negativo.

O jejum e a redução calórica de 12 a 24 horas garantem efeitos positivos sem causar prejuízos.

Essa redução pode ser específica a alguns nutrientes, como por exemplo, carboidratos.

dieta paleolítica é muito útil nesse sentido, pois visa a qualidade de vida e prega a prática do jejum e a diminuição de pães, glúten, açúcar, grãos e produtos industrializados.

Há diversas opções de jejum. Uma prática muito comum é a chamada jejum de 24 horas, ou eat-stop-eat, onde você para de comer por um dia, e depois volta a comer.

Essa prática pode ser realizada de 1 a 3 vezes por semana, sendo 2 vezes a mais frequente.

Assim, se jejua dois dias por semana, intercalados por alimentação saudável nos demais cinco dias.

Mas, um dos tipos mais simples de fazer o jejum é o chamado 16:8, onde pode se alimentar em um intervalo de 8 horas e jejuar nas 16 horas seguintes.

Nós já fazemos jejum durante o sono. Então, bastaria prolongar esse jejum um pouco mais. Você pode fazer isso pulando o café da manhã.

Sua primeira refeição pode ser ao meio-dia e sua última às 20:00, por exemplo, assim já estará respeitando a janela alimentar de 8 horas e o jejum por 16 horas. Essa prática pode ser realizada todos os dias.

Outra ideia de jejum é aquele intercalado com sucos de frutas e verduras. Inicie as 7 da manhã até as 7 da noite tomando um suco à cada 3 horas. Às 19h você pode, se quiser, tomar um caldo (sopa de legumes rala, líquida).

Tempo de detox

Para uma desintoxicação completa, alie  não só os períodos de jejum mas também o programa Detox Kriyá.

Aliás, são inúmeros os benefícios que o detox traz para seu organismo e para a sua vida. Além de um corpo limpo, com seus órgãos trabalhando de maneira plena, tudo fica melhor.

Você se sente mais leve, mais disposto e o mais importante muito mais saudável.

Conheça o Programa  Detox Kriyá.

Programe já sua desintoxicação!

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá- Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Autismo! Desafio Para a Ciência e Para a Família

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?