O que é Alimentação Desintoxicante e sua Importância

O que é Alimentação Desintoxicante e sua Importância

Uma alimentação desintoxicante é uma ferramenta poderosa para cuidar da saúde e levar o seu corpo a um estado de plena saúde e vitalidade. E vamos aproveitar o início do ano pr colocar em prática nossas metas e objetivos para mudar a nossa saúde.

O organismo com excesso de toxinas fica sobrecarregado. Assim, nos sentimos esgotados, desanimados, com a pele e cabelos sem vida e mais propensos à doenças, pois o sistema imunológico está comprometido.

Para reverter esse quadro é preciso desintoxicar, ou seja, deixar sair as toxinas e limpar o corpo.

Isso não se refere apenas a cortar substâncias nocivas, como corantes, conservantes, excesso de sal e demais aditivos dos alimentos industrializados, agrotóxicos, fumo, álcool, etc. 

Mas também eliminar as toxinas internalizadas e acumuladas durante os anos no organismo decorrentes da má alimentação, maus hábitos, das tensões e estresse emocional que também poluem nosso corpo e mente.

Para desbloquear os mecanismos naturais de eliminação de impurezas do organismo, um caminho eficiente é apostar em um programa de alimentação desintoxicante.

Seja para recuperar o organismo de excessos em períodos específicos, como aquele famoso exagero nas festas de final de ano, ou como um plano de manutenção, desintoxicar-se regularmente deve ser um hábito.

Os alimentos desintoxicantes são nossos grandes aliados para a conquista de um organismo saudável e maior disposição física e mental. 

Veja como a alimentação para eliminar impurezas e fortalecer o sistema imunológico pode levar seu corpo a um estado de saúde plena para alcançar uma vida melhor.

O que é e por que fazer uma alimentação desintoxicante?

Uma alimentação desintoxicante fornece os nutrientes e substâncias essenciais para  facilitar a limpeza e a purificação do organismo.

Quando estamos cheio de toxinas, o organismo não trabalha de forma consistente e precisa fazer mais esforço do que deveria para realizar suas funções.

Como resultado, você se sente exausto, cansado, desmotivado. Os cabelos e unhas se tornam fracos, você vive gripado e com a imunidade baixa. É comum também a sensação de inchaço e estufamento.

Já ouviu a expressão “enfezada”? São pessoas cheias de “fezes”, decorrente da prisão de ventre causada pelo excesso de toxinas. Além do desconforto abdominal, isso afeta o humor.

Qualquer problema no intestino pode desregular totalmente seus neurotransmissores e afetar também seu emocional, afinal, o intestino é nosso segundo cérebro.

Se as toxinas dificultam que o organismo trabalhe, “deixar sair” é benéfico. 

Eliminar as toxinas nos deixa mais leves. 

Portanto, a prática da alimentação desintoxicante promove não apenas mudanças físicas, mas também emocionais, como lucidez e alegria.

 

Principais benefícios da desintoxicação:

  • Mais energia e disposição;
  • Diminuição das dores em geral;
  • Redução da gordura no fígado e do diabetes;
  • Emagrecimento e redução de peso;
  • Limpeza do sistema digestório;
  • Aumento do vigor físico e mental;
  • Melhoria da imunidade e das funções intestinais.

Cardápio para uma semana de detox 

Para permanecer saudável em um mundo cheio de toxinas precisamos conhecer e nos envolver em métodos que reduzam a agressão que o corpo sofre, seja por fatores nutricionais, quanto eletromagnéticos e emocionais.

Consumir mais alimentos desintoxicantes ajuda a fornecer os nutrientes essenciais para facilitar o processo de desintoxicação do organismo.

Essa alimentação detox também prepara para uma reeducação e são recomendadas pelos profissionais da saúde. 

Nessa jornada rumo a um organismo mais leve, desintoxicado e saudável, a alimentação deve ser rica em alimentos que alcalinizam o organismo e reduzida em alimentos e bebidas que o acidificam.

As ferramentas para isso estão ao nosso redor. A natureza é sábia e nos fornece tudo o que precisamos para uma vida equilibrada e saudável. 

Para uma alimentação desintoxicante, valorize o natural e dê preferência para alimentos crus e frescos, ricos em vitalidade, água, enzimas, vitaminas, sais minerais e fibras naturais, como:

  • Folhas verdes;
  • Sementes (linhaça, gergelim, girassol);
  • Legumes e Hortaliças (berinjela, abobrinha, pepino);
  • Raízes (cenoura, beterraba, inhame);
  • Frutas.

Esses são alguns exemplos de alimentos que auxiliam na eliminação dos excessos do organismo, além de proporcionarem nutrientes que melhoram o estado de saúde geral do organismo.

Mais do que dar prioridade para alimentos desintoxicantes, para um programa de detox é preciso adotar uma filosofia de alimentação, evitando alimentos, bebidas e substâncias que promovem a intoxicação.

Para uma semana de detox experimente, reduzir o consumo de alimentos que enfraquecem  as defesas do organismo como açúcar, sal refinado, café, álcool, gorduras animais e alimentos excessivamente processados.

Reduza o consumo de alimentos ácidos e proteínas alergênicas

Café, sal refinado, açúcar branco, carne vermelha, frango, queijos, leite de vaca, farinha de trigo branca e seus derivados, frituras, embutidos e bebidas alcoólicas são alguns exemplos de alimentos que, naturalmente já são inflamatórios. E quando em excesso, desencadeiam doenças no organismo.

Este estado de inflamação crônica é maléfico e induz um aumento da produção de radicais livres, substâncias reativas que causam danos aos tecidos, principalmente ao fígado.

Evite o consumo de alimentos industrializados

Alimentos industrializados trouxeram praticidade, mas também muitos malefícios, uma vez que são cheios de aditivos alimentares.

Ingredientes como o glutamato monossódico, adoçantes artificiais como sacarina e aspartame, corantes, aromatizantes, estabilizantes e excesso de conservantes, são substâncias que podem se acumular no organismo e causar toxicidade. 

Ao sobrecarregar o organismo, modificando funções e bloqueando reações metabólicas, prejudicam o funcionamento do fígado. Justamente é o órgão responsável pela produção das enzimas que metabolizam estas substâncias até serem eliminadas.

Consuma alimentos antioxidantes 

Inclua na sua alimentação diária uma pequena porção de oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes, sementes de gergelim, abóbora e girassol.

Esses alimentos possuem gorduras essenciais e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E, que ajudam a reduzir a inflamação e melhoram o processo de desintoxicação do organismo.

Dê preferência para alimentos orgânicos

Pesticidas, herbicidas, hormônios e antibióticos usados na agricultura e pecuária acabam se acumulando, indiretamente, no organismo que quem consome esses produtos.

Para evitar danos maiores, minimize sua exposição a produtos com essas toxinas e substitua o que for possível por alimentos de cultivo orgânico.

Aumente o consumo de alimentos alcalinos

Alimentos alcalinos auxiliam no processo de desintoxicação do organismo. Por isso, sempre inclua nas refeições frutas e vegetais em geral, principalmente:

Brócolis, couve, alho, amora, mirtilo, lima, limão, laranja, toranja, maçã, alecrim, manjericão, aipo, salsinha, gengibre, orégano, hortelã e açafrão da terra.

Aumente o consumo de ômega-3 e probióticos

Peixes como o bacalhau, salmão, atum e sardinha frescos são ricos em ômega- 3, ácidos graxos de cadeia longa que tem potente ação anti-inflamatória ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Para complementar a alimentação, inclua alimentos que promovam a saúde intestinal, como probióticos, capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, por exemplo, o kefir.

Fique longe de fontes de toxinas

O simples fato de respirar um ar poluído pode trazer vários malefícios no longo prazo. 

Cigarro, aditivos químicos, pesticidas entre outros agentes químicos também colaboram para esse processo.

Conheça o Detox Kriyá, uma forma prática de desintoxicar o organismo

Para ter um organismo limpo, com saúde e qualidade não precisa fazer grandes sacrifícios.

O Detox Kriyá é uma forma prática de fazer uma desintoxicação e levar o seu corpo a um estado de plena saúde e vitalidade.

Com uma técnica revolucionária da Medicina Ayurvédica, ele promove a limpeza orgânica em 7 dias para revitalizar e equilibrar o organismo com a desintoxicação e o fortalecimento da capacidade natural do organismo.

Esta é uma forma simples, prática, rápida e eficaz de eliminar as toxinas de maneira natural e saudável, na qual você poderá melhorar a sua qualidade de vida e com total segurança.

Equilibrado com vitaminas e minerais, o programa de Detox Kriyá ajuda a eliminar as toxinas e promover a saúde. 

Ele oferece todos os nutrientes essenciais para facilitar o processo de desintoxicação do organismo em 2 etapas com duração de 30 dias.

Primeiro, são 7 dias destinados a desintoxicação profunda, seguidos de 23 dias repondo vitaminas e minerais para  fortalecer a capacidade natural do organismo.

Busque o equilíbrio entre corpo e mente

Bianca Enricone - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone

Assessora de Imprensa

Leia também: Alimentação e Câncer: Aprenda a Comer para se Proteger 

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?