Artrose e seu intestino. Será que tem alguma ligação?

Bianca Enricone - Intestino Versus Artrose - Foto Divulgação

Problemas com artrose podem ter sua origem no intestino! Isso mesmo, pesquisas recentes mostram que há uma alimentação errada desequilibra a microbiota intestinal e causa diversos problemas, entre eles, a artrose.

A artrose é um tipo de inflamação decorrente do desgaste das cartilagens que revestem as extremidades dos ossos, resultando em muita dor nas articulações, especialmente nas mãos, pescoço, da região lombar, joelhos e quadris.

As principais causas associadas com a artrose até então eram obesidade, esforços físicos repetitivos e o próprio envelhecimento. Porém, outro motivo se mostrou estar por detrás do problema, as bactérias intestinais! Mais específicamente a microbiota intestinal.

Em um primeiro momento essa informação pode parecer estranha, mas você verá que ela faz todo o sentido.

Essa nova causa da artrose foi evidenciada pelos pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Para isso, eles alimentaram por 12 semanas um grupo de ratos com alimentos ricos em gorduras ruins e açúcares, comuns da dieta humana atual. Além de obesos, houve um aumento das bactérias ruins na microbiota dos ratos, enquanto que as boas quase desapareceram por completo de seus intestinos.

Já vimos aqui que a saúde intestinal está relacionada com a saúde integral, de modo que o desequilíbrio da microbiota intestinal leva ao aumento da permeabilidade da membrana e, como consequência, leva a inflamação em todo o organismo, bem como o aparecimento de inúmeras doenças.

Nos animais aconteceu a mesma coisa. Esse aumento das bactérias nocivas causaram inflamações pelo corpo dos animais, inclusive nas articulações dos joelhos.

Os efeitos da inflamação e da artrose, porém, foram reduzidos quando os ratos foram alimentados com probióticos, embora a obesidade. Desse modo, mostraram que a causa da artrose eram as bactérias pró-inflamatórias e não o excesso de peso.

Intestino saudável, organismo saudável

No nosso intestino vivem cerca de 100 trilhões de bactérias as quais estão envolvidas na produção de vitaminas, neurotransmissores e imunidade.

A boa ecologia intestinal mantem a integridade do trato digestivo e da saúde de todo o organismo, tanto que os chineses, com toda sua sabedoria milenar já afirmavam: toda doença começa e termina no intestino.

Dessa forma, para termos saúde, precisamos entender toda a importância dessa microbiota e cuidar dela, dando todo o suporte necessário para que o intestino permaneça saudável.

Em um intestino considerado saudável temos uma proporção de 80-85% de bactérias boas e apenas 15-20% ruins. Enquanto que as bactérias boas auxiliam na digestão e protegem a parede intestinal, as bactérias ruins aumentam a permeabilidade da membrana.

Como consequência, não há a seletividade do que é absorvido e ocorre a inflamação do organismo.

O desequilíbrio da microbiota intestinal é decorrente principalmente da má alimentação, uma vez que compartilhamos nossas refeições com as bactérias que habitam o nosso intestino. Portanto, a relação entre a saúde e artrose passa pelas nossas escolhas alimentares.

É sabido que uma alimentação rica em gordura ruim, produtos refinados / industrializados e açúcares destroem as bactérias boas, causam não só a obesidade, mas também grande parte das doenças do mundo moderno.

Adoecem o intestino:

1 – Carne de animais confinados: Você sabe o que a sua comida comeu? Animais criados em confinamentos recebem altas doses de antibióticos, sem contar as rações transgênicas. Ambos, além de contaminarem os animais, contaminam quem come essas carnes ou leites e produtos derivados. O resultado é a alteração da microbiota

2 – Açúcar refinado e frutose processada: o açúcar e o xarope de milho rico em frutose aumentam o crescimento de bactérias desfavoráveis, aumenta muito a porosidade intestinal, doenças inflamatórias e a obesidade.

3 – Alimentos transgênicos e pesticidas: mesmo os alimentos considerados saudáveis, como as verduras e legumes, dependendo de sua origem, estão cheios de agrotóxicos. Muito da perda da saúde intestinal vem da agricultura, seja pelas toxinas dos produtos químicos ou dos alimentos transgênicos.

4- Antibióticos: o uso indiscriminado de antibióticos modifica a flora intestinal, portanto, só utilize quando realmente for necessário.

5- Dietas Pobres em Fibras: As fibras regularizam o trânsito intestinal, facilitando a eliminação dos resíduos, além de proteger a parede intestinal.  Dietas pobres em fibras ressecam as fezes, com isso o tempo de trânsito intestinal fica maior e problemas intestinais como, por exemplo, gases, cólicas e constipação tendem a aparecer.

6- Estresse: Há uma forte conexão entre o intestino e o cérebro, bem como entre o estresse e as doenças. Além da alteração da função intestinal, o estresse também modula a liberação de mediadores inflamatórios e suprime um grupo de multiproteínas necessárias para manter a flora intestinal normal.

Alimentos que tratam a artrose:

Assim como existem alimentos que prejudicam a saúde intestinal, outros atuam melhorando a microbiota.

Gorduras naturais boas, como banha de porco, bacon, leite e queijo crus, desde que de animais criados a pasto, fazem bem para o intestino. Dentre as gorduras vegetais, o óleo de coco e o azeite de oliva extra virgem são ótimas alternativas.

Outra coisa fundamental se você quiser melhorar a saúde intestinal e tratar a artrose é colocar no seu intestino as bactérias boas, assim como os cientistas fizeram com os ratos. Para isso, aposte nos probióticos, consuma alimentos ricos em fibras e fermentados.

Alimentos preferidos do intestino:

Alimentos fermentados : tais como kombucha, natto, algas marinhas, como kombu, arame, nori ou wakame, molho picante, chucrute, lácteos cultivados, como iogurte, lassi, kefir e creme azedo, conserva de cenouras, pepinos, repolho, abóbora, berinjelas, nabos e cebolas.

Esses alimentos fornecem bactérias boas, gerando uma melhor diversidade microbiana.

Fibras: Agem como prebióticos, pois ajudam a nutrir as bactérias boas e manter os micróbios nocivos sob controle.

Suplemento nutricional, probiótico : suplementos com Lactobacilos, assim como Bifidobacterium interagem com a flora intestinal, sobretudo aumentando as bactérias benéficas e controlando a multiplicação daquelas que podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Chucrute, o fermentado para fazer e tratar artrose em casa

Bianca Enricone -Artrose E Seu Intestino. Será Que Tem Alguma Ligação?- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Artrose E Seu Intestino. Será Que Tem Alguma Ligação?- Detox Kriyá – Foto Divulgação

O chucrute é uma conserva de repolho fermentada, um alimento tipicamente alemão, ótimo para o intestino e rico em antioxidantes.

O repolho é um dos alimentos que mais possuem antioxidantes, repleto de luteína, zeaxantina, thiocianatos e isothiocianatos. Estudos mostram que o vegetal é um potente protetor contra o câncer, previne doenças cardiovasculares, importante na assimilação correta do cálcio, é usado com excelente resultado no tratamento de úlcera gástrica.

Além disso, quando preparado fermentado, como chucrute, faz bem para o intestino e assim, pode até acabar com a artrose.

Confira a receita de chucrute, que você pode fazer em casa e consumir todos os dias.

Ingredientes:

1 Repolho branco ou roxo

2 colheres de sal marinho ou do Himalaia

Especiarias à sua escolha (aconselho adicionar pimenta do reino e cúrcuma, pois são potentes antiinflamatórios)

1 Pote hermético grande

1 socador (como aqueles de alho ou caipirinha)

Modo de preparo:

Cubra o fundo do pote hermético com um pouco de sal, corte os repolhos em fatias finas e vá colocando-o no pote em pequenas camadas. Com o socador, amasse os ingredientes no fundo, até que solte uma água. Repita o processo até que você utilize todo o repolho e distribuía o sal igualmente.

Ao final, feche o pote e deixe em lugar seco e escuro por no mínimo uma semana para a fermentação.

Depois de aberto, deixe na geladeira. Quando refrigerado, dura até seis meses.

Exercício físico melhora a ecologia intestinal

Bianca Enricone -Artrose E Seu Intestino. Será Que Tem Alguma Ligação?- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Artrose E Seu Intestino. Será Que Tem Alguma Ligação?- Detox Kriyá – Foto Divulgação

Além dos alimentos fermentados, ricos em probióticos naturais, outra coisa que ajuda a regular o seu microbioma é o exercício físico.

Novos estudos mostram que atletas de elite possuem uma maior diversificação de bactérias boas em seu trato intestinal. Porém, você não precisa ser um atleta de alta performance para se beneficiar disso.

Conforme cientistas da University of Illinois, um programa de treino de “cardio” durante seis semanas foi suficiente para melhorar a microbiota intestinal de adultos sedentários. Inclusive, tiveram um aumento da produção de butirato, um ácido graxo de cadeia curta que reduz a inflamação, protege contra o câncer, reduz a obesidade e diabetes e protege contra a doença de Parkinsn e Alzheimer.

Porém, quando eles pararam de se exercitar, seus níveis de butirato caíram novamente. Portanto, é importante manter uma atividade física contínua. Além dos benefícios para a perda de peso, também melhora o humor e a saúde em geral, inclusive auxilia na prevenção e tratamento da artrose.

Com apenas 20 minutos, 3 vezes por semana de um exercício de alta intensidade, você pode melhorar a ecologia intestinal.

Como anda a sua saúde intestinal?

O tempo de trânsito, ou seja, o tempo em que os alimentos levam para passar pelo seu trato digestivo até serem eliminados é um bom indicador de saúde intestinal.

Quando maior o seu tempo de trânsito, mais as toxinas perduram mais no seu trato digestivo e podem causar danos. Desse modo, maiores são as chances de você desenvolver cânceres do trato digestivo, hemorroidas, e uma quantidade de outras condições.

Você pode medir o seu facilmente com o Exame de Tempo de Trânsito. Para isso, basta tomar de 1,5 a 3g de comprimidos de carvão ativado, que podem ser adquiri-los em qualquer farmácia.

Tome os comprimidos com um copo grande de água, de preferência logo após uma evacuação. Ao evacuar novamente, preste atenção na aparência das fezes e a aparição dos comprimidos pretos e quebradiços.

O tempo de trânsito ideal leva de 12 a 18 horas . Se levar mais que 18 horas para o carvão sair, seu trânsito intestinal está lento e você deve investir na sua saúde intestinal.

Invista no intestino e cure e artrose

O intestino é um importante órgão do corpo humano. Mais do que responsável pela absorção e eliminação de resíduos, ele é atua na saúde integral. Assim, problemas que envolvem a sua mobilidade, microbiota, digestão, absorção, inflamações na parede, entre outros, tem ligação direta com sua saúde geral.

Por isso, é essencial dar uma atenção especial ao seu intestino! Como?

  • Evite tudo que prejudica sua microbiota (carboidratos, produtos industrializados, glúten, antibióticos, toxinas em geral)
  • Alimente sua microbiota (probióticos, fermentados)
  • Mantenha seu intestino limpo (elimine as toxinas acumuladas)

De tempos em tempos, faça uma verdadeira faxina no seu organismo, uma vez que as toxinas impedem que ele exerça suas funções com plenitude.

O Detox Kriyá promove a limpeza orgânica do sistema digestório ao mesmo tempo em que fortalece seu organismo para que ele possa não só funcionar corretamente, mas também, combater e prevenir doenças.

A proposta do Programa Detox Kriyá é devolver a saúde ao seu organismo e fortalecer a imunidade. Através de uma faxina profunda, elimina a gordura no fígado, ajuda no emagrecimento fortalecendo as bactérias boas da microbiota intestinal. Ainda melhora pele, cabelo e de quebra da um UP na disposição.

Viva a vida na sua plenitude. Comece hoje mesmo seu programa Detox Kriyá.

Diga adeus aos problemas de artrose, cuide do seu intestino.

Programe já a sua desintoxicação!

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Emoções na Primavera! Será que tudo são flores?

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?