Não Deixe a Calvície Feminina Afetar Sua Autoestima

A calvície feminina é uma dura realidade que atualmente não faz parte exclusivamente do universo masculino.

Os cabelos e o emocional tem uma relação estreita, principalmente nas mulheres, visto que uma ida ao salão de beleza é capaz de elevar a autoestima.

Nosso cabelo transmite um pouco da nossa personalidade, não é só questão de estética. Mas, e quando ocorre uma queda acentuada de cabelos?

Sim, a calvície também é um problema presente no universo feminino e pode mexer com aspectos psicológicos. Desse modo, repercutir na saúde emocional e mental.

Os cabelos não são vistos como uma simples extensão do corpo, mas sim como nosso cartão de visitas. Simbolicamente, transmitem poder, sensualidade e demarcam a personalidade.

Historicamente tem sido assim. Só para ilustrar, no Egito antigo os tipos dos penteados distinguiam as classes sociais. Similarmente, na história bíblica de Sansão e Dalila, os cabelos representavam virilidade e força. Tanto que ao ter suas madeixas cortadas, o guerreiro perdeu sua força.

As histórias infantis também exaltavam o cabelo. Crescemos vendo as princesas nos contos de fadas exibindo um cabelo comprido e brilhoso. Como principal exemplo, temos a Rapunzel, que presa em seu castelo lançava suas tranças.

Trazemos esse culto ao cabelo. Fomos modulados assim. O cabelo mexe com o nosso humor. O simples desalinho ou um corte mal feito altera a autoestima, foi o que mostrou estudo feito pela Universidade de Yale. Imagina então a queda dos cabelos!

O impacto no emocional da queda de cabelo é tão grande que algumas mulheres que se submetem a quimioterapia, demonstram mais preocupação com a perda dos cabelos do que com o próprio câncer. Tanto que foi criado o projeto Rapunzel Solidária. Este, através de cabelos doados, confecciona perucas para pessoas que lutam contra o câncer.

 

A Calvície nas mulheres

Calvície não é um problema exclusivamente masculino. Embora mais comum em homens, cerca de 50% contra uma média de 25% em mulheres, a queda dos cabelos costuma ter um impacto maior nas mulheres.

É normal perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo diariamente, mas quando essa queda é maior pode ser sinal de alguma patologia.

Com o passar dos anos, é comum que tenhamos menos cabelos, é uma característica do processo de envelhecimento. Porém, quando o afinamento dos fios chega ao ponto de se enxergar o couro cabeludo, pode ser sinal de alopecia, comumente chamada de calvície.

Na calvície masculina, é comum o surgimento das “entradas” nas laterais e o afinamento dos fios no topo da cabeça. A calvície nas mulheres, a perda definitiva de cabelo costuma ser menos intensa e o padrão mais comum é o raleamento dos fios no topo da cabeça. Como é mais discreta, é também mais difícil de detectar. Quando as mulheres procuram um médico, geralmente, 30% dos fios já caíram.

Mas o que causa a queda de cabelo? Não existe apenas uma causa para a queda de cabelo em mulheres. Vários fatores podem desencadear o problema: herança genética, distúrbios fisiológicos como problemas na tireoide, anemia e até determinados medicamentos e déficit nutricional.

Calvície Feminina - tinturas - Universo Vibracional
Calvície Feminina – tinturas – Universo Vibracional

Outros fatores conhecidos são as causas emocionais como estresse, ansiedade e também o uso excessivo de produtos químicos como tinturas, descolorantes, alisamentos podem causar a queda de cabelo.

 

Relação da Calvície feminina com a menopausa

O principal fator da calvície feminina é a hereditariedade associada à menopausa e fatores emocionais. Conforme pesquisa publicada pelo Journal of the American Academy of Dermatology, dentre 564 mulheres, 13% apresentaram queda de cabelo antes da menopausa e 37% após a menopausa.

Devido às mudanças hormonais que acontecem no período da menopausa, a mulher fica mais susceptível a ter calvície nessa fase. Dessa forma, com a queda na produção de hormônios femininos, ocorre também o enfraquecimento dos folículos pilosos. Os fios de cabelo ficam mais finos e crescem mais lentamente. Assim, se a mulher tiver uma predisposição genética, a calvície pode acontecer.

Embora possa também ocorrer em qualquer idade, dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelaram que 30% das mulheres do mundo sofrerão com algum problema relacionado à calvície após os 50 anos de idade.

Veja mais em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/estudos-revelam-que-ate-30-da-populacao-mundial-feminina-tera-calvicie,fe6f4f7a24f8f0601e021df7d6b0fa8433o8o0wv.html

 

Fatores emocionais como estresse, tensão e ansiedade que por si só já podem desencadear a alopecia, quando associados com a menopausa e predisposição genética, aumentam as chances de calvície nas mulheres.

 

O impacto da queda de cabelo sobre a autoestima

A autoestima tem influência direta sobre a saúde mental, emocional, física, bem como nas relações sociais. Pessoas com a autoestima elevada são mais seguras de si, enfrentam com mais facilidade os desafios e não tem medo de mudanças.  Por outro lado, pessoas com a autoestima baixa, estão em desequilíbrio, se sentem inferiores, incapazes, tem medo, são apáticas, desanimadas.

A baixa autoestima é um problema frequente em mulheres e interfere no convívio interpessoal, bem como na saúde mental e física. Esses efeitos foram relatados em uma pesquisa realizada pela ISMA-BR que entrevistou 1.086 mulheres, sendo que 44% disseram ter problemas de autoestima.

O resultado foi que 89% das entrevistadas dizem ter dores musculares ou dor de cabeça relacionada à baixa autoestima. 13% têm taquicardia ou arritmia cardíaca, 26% têm problemas gastrointestinais, 77% sofrem de angústia, 83% sofrem de ansiedade, 46% sofrem de depressão e 59% passam por conflitos interpessoais.

Você não precisa se sentir incapaz. Não deixe o medo e as angústias te impedirem. O Quantec ajuda você a se redescobrir e achar dentro de você onde estão as crenças limitantes. O aparelho corrige os padrões de desequilíbrio, restaurando a harmonia, paz, a autoestima e o bem-estar.

 

Existe uma ligação direta entre cabelo e autoestima.  Quando estamos com a autoestima baixa, sem ânimo, tendemos a deixar a vaidade de lado. Mas também quando não estamos satisfeitas, uma ida ao salão já nos faz sentir melhor. Mudar o corte de cabelo, a cor, o estilo, aumenta nossa autoestima porque nos sentimos mais bonitas.

 

Associamos cabelo com beleza, juventude, sensualidade. Por isso, que quando existe a queda de cabelo, nossa autoestima pode ficar abalada. Passamos a nos enxergar menos atraentes, mais velhos, distorcemos nossa autoimagem. Isso acontece quando estamos em desequilíbrio.

Segundo pesquisa realizada pela Ipsos para saber qual o impacto dos cabelos na autoestima de homens e mulheres usuários de medicamentos para queda de cabelos, para as mulheres, os cabelos representam feminilidade e a sua queda representa problemas de saúde. Para os homens, representam virilidade e a queda representa envelhecimento.

 

Não se deixe abalar

A imagem que temos de nós mesmos influência na autoestima. Como o padrão de beleza que nos foi imposto liga os cabelos à beleza, sensualidade, feminilidade, sua queda pode ter impacto psicológico. A autoimagem que a pessoa que sofre com a calvície fica distorcida. A pessoa passa a se sentir feia, menos atraente, menos capaz.

Calvície Feminina - Universo Vibracional
Calvície Feminina e Autoestima – Universo Vibracional

Quando você corrige os padrões de desequilíbrio, você voltar a se sentir seguro, em paz com seu corpo e características. A autoestima se eleva, você se sente capaz.

Acabe com vícios de miserabilidade e a baixa autoestima através do Tratamento Vibracional com o Quantec. Por meio de um escaneamento da sua mente, o Quantec busca e identifica as informações, mesmo as inconscientes, que atrapalham a sua vida e os seus resultados.

Não é só a calvície feminina que afeta o emocional das mulheres. No próximo post vamos falar como a ansiedade e a insônia afetam no seu emocional.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone
Foto Divulgação: Bianca Enricone
Compartilhar Post:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?