Como acabar com a síndrome pré-menstrual

Bianca Enricone - como acabar com a sindrome pre-menstrual- Foto Divulgação

Como acabar com a síndrome pré-menstrual

Milhares de mulheres em idade reprodutiva apresentam sinais e sintomas emocionais, cognitivos e físicos relacionados ao seu ciclo menstrual, mas se você pudesse acabar com a síndrome pré-menstrual?

Alguns dias antes da menstruação, grande parte das mulheres demonstram irritabilidade intensa, humor depressivo, cólicas e uma vontade de atacar os armários atrás de doces e carboidratos.

Você se identifica com essa cena? O pior é que ela se repete todo mês, podendo prejudicar sua reeducação alimentar, sua autoimagem, autoestima e até seu convívio social.

Devido a essa grande diversidade de sintomas, a famosa “tensão” pré-menstrual (TPM) passou a ser chamada por alguns autores de “síndrome” pré-menstrual (SPM), dada à gravidade que o quadro pode apresentar.

Estudos mostram que cerca de 80% das mulheres apresentam sintomas físicos e/ou psíquicos no período pré-menstrual.

Em até 10% os sintomas se apresentam de maneira severa, havendo prejuízos sociais, familiares ou profissionais, caracterizado como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). 

Se você quer acabar com a Síndrome Pré-Menstrual ou pelo menos atenuar os sintomas, continue a leitura e saiba o que há de novo sobre o assunto.

O que é síndrome pré-menstrual?

A síndrome pré-menstrual (SPM), conhecida comumente como tensão pré-menstrual (TPM), é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais presentes de forma recorrente na semana anterior à menstruação.

Em geral, inicia-se de 5 a 7 dias antes da menstruação e alivia com o início do fluxo menstrual.

Os sintomas mais comuns da síndrome pré-menstrual são:

  • Dor nas mamas;
  • Distensão abdominal; 
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Alterações emocionais;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Sabe-se que estão mais sujeitas a sofrer com a SPM as mulheres com histórico familiar de tensão pré-menstrual, que tiveram início dos sintomas durante a puberdade ou logo após a interrupção de um tratamento anticoncepcional hormonal.

O que causa a síndrome pré-menstrual?

Diversas causas têm sido propostas para a manifestação da síndrome pré-menstrual (SPM), tais como fatores hormonais, psicológicos e ambientais. No entanto, ainda não há conclusões precisas.

Um grande número de estudos se volta para as causas hormonais, relacionando as mudanças hormonais pré-menstruais com alterações nos neurotransmissores.

Principalmente pela deficiência na produção de progesterona ou desequilíbrio na razão estrogênio/progesterona no organismo feminino.

À medida que os estrogênios, a progesterona e seus metabólitos ativos atuam como moduladores dos neurotransmissores de serotonina, essa seria uma explicação para o aparecimento e padrão de sintomas pré-menstruais.

Segundo estudo, as flutuações dos hormônios esteróides ovarianos, na fase lútea, resultam em alterações do sistema serotoninérgico no cérebro, neurotransmissor ligado à regulação do humor, do apetite e do sono. 

Isso poderia resultar nas alterações de humor e maior irritabilidade apresentada por mulheres no período, bem como a retenção de líquidos, seios inchados, dores de cabeça, perda da libido e padrões insatisfatórios de sono. 

Entretanto, esta é apenas uma suposição, uma vez que a causa primária da síndrome pré-menstrual não está clara.

Como cada mulher responde de forma individualizada às variações hormonais, identificar e acabar com a síndrome pré-menstrual se torna mais difícil, mesmo assim, existem evidências que mudanças no estilo de vida e na dieta podem ajudar.

Entre as possíveis causas e fatores que contribuem para os quadros depressivos, compulsivos e mesmo psicóticos nesse período incluem: 

  • Fatores endócrinos como flutuações nos níveis de estrogênio e progesterona e respostas anormais a estes;
  • Predisposição genética;
  • Deficiência de serotonina;
  • Insuficiência de magnésio e cálcio.

Como acabar com a síndrome pré-menstrual?

Para acabar com a síndrome pré-menstrual, ou pelo menos atenuar seus sintomas, algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida podem ajudar e beneficiar a saúde de um modo geral.

O tratamento da síndrome pré-menstrual começa com repouso e sono adequados, prática de exercício físico regular e atividades relaxantes. 

Essas mudanças no estilo de vida, além de reduzir o estresse, também podem ajudar a aliviar a distensão abdominal, dores e compulsão alimentar.

O sobrepeso também é um agravante, pois o acúmulo de gordura visceral aumenta a conversão de mais estrogênios, aumentando ainda mais a razão estrogênio/progesterona.

Por isso, como medida preventiva, cuidar da alimentação é essencial. 

Deve-se priorizar uma alimentação equilibrada, com ingestão de vitaminas e sais minerais na dose correta.

Para parar de sofrer com Síndrome Pré-Menstrual: 

  • Reduza o consumo de sal e cafeína;
  • Corte o açúcar e reduza o consumo de alimentos ricos em carboidratos;
  • Evite cigarros e bebidas alcóolicas;
  • Faça exercícios físicos com freqüência;
  • Reorganize a carga de trabalho;
  • Faça atividades que reduzam o estresse;
  • Agende eventos importantes para outros períodos do ciclo menstrual;
  • Mantenha um sono regular.

Para uma ação mais efetiva, pode-se associar o uso de progesterona bioidêntica a esses cuidados. Converse com seu médico!

Alimentação e nutrição celular

Seguir uma dieta mais saudável, com o aumento do consumo de proteínas e de alimentos frescos, de preferência orgânicos, pode ajudar a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual.

Junto com isso, diminua o consumo de açúcar e carboidratos, evitando alimentos processados, embutidos e que contenham conservantes.

Preventivamente, é aconselhável reduzir o consumo de bebidas que contenham álcool ou cafeína, como refrigerantes, café, chá preto. Substitua-os por chás e água. Mas preste atenção pois chá mate, chá preto, chá verde e vários outros são fontes significantes de cafeína.

Alguns suplementos alimentares também contribuem para reduzir os sintomas ao nutrir o corpo com os níveis ideais de vitaminas e minerais que ele precisa para funcionar plenamente.

Lembre-se que o que mais impacta na sua saúde são seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. 

Por isso, mantenha uma rotina de cuidados e protocolos de desintoxicação. O Detox Kriyá com certeza é uma ótima opção.

Quer desfrutar de uma saúde melhor? O Detox Kriyá é um programa de desintoxicação que combina a limpeza do organismo com um mix de minerais e nutrientes para nutrir o corpo e permitir que ele funcione melhor.

Progesterona bioidêntica 

Como a causa mais provável da TPM é a deficiência da progesterona e aumento dos estrogênios, um tratamento que poderia aliviar os sintomas da SPM é a progesterona bioidêntica. 

Enquanto os hormônios sintéticos levam uma mensagem diferente daquela induzida pelo hormônio humano, e até mesmo podem aumentar a incidência de certos tipos de câncer em pessoas suscetíveis, quanto mais bioidêntico o hormônio é, menos efeitos colaterais ele provoca.

Os hormônios bioidênticos possuem estrutura molecular igual à dos hormônios humanos e, ao serem absorvidos pelo organismo, são reconhecidos pelas células no que chamamos de “resposta terapêutica fisiológica”. Ou seja, igual ao hormônio humano.

Quando usada com critério e com recomendação médica, a progesterona bioidêntica pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual.

Isso ocorre pois ela neutraliza os efeitos dos estrógenos ambientais (xenoestrógenos) e dos ciclos anovulatórios (sem ovulação), grandes responsáveis pela carência de progesterona no organismo.

Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.

Bianca Enricone - Consulta - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Consulta – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone

Assessora de Imprensa

Leia também: Você vai persistir no seu erro?

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?