Como aumentar a energia estimulando naturalmente suas mitocôndrias

Bianca Enricone - Como Aumentar a Energia Estimulando Naturalmente suas Mitocôndrias- Foto Divulgação

Como aumentar a energia estimulando naturalmente suas mitocôndrias.

Você anda cansado? Está procurando formas de aumentar a sua energia durante o dia? O nome pode parecer estranho, mas com certeza você, precisa estimular suas mitocôndrias!

Se você vive com aquela sensação de esgotamento e já descartou qualquer problema médico mais grave, está na hora de fazer pequenas mudanças, que estimulem naturalmente as mitocôndrias. Assim, pode aumentar seu nível de energia de forma considerável.

Caso você não esteja familiarizado com o termo, vou explicar. As mitocôndrias são o principal “motor” do nosso organismo. Essas organelas celulares são responsáveis por gerar a energia que utilizamos para nos mantermos vivos e realizarmos as mais diversas tarefas.

Além de estarem relacionadas com a produção energética, as mitocôndrias participam de muitas funções vitais. Inclusive, há estudos que mostram sua conexão inclusive com a longevidade.

O principal motivo para se interessar por este assunto é que o processo de geração de energia ineficiente é sugerido como a base de todas as doenças, ou seja um dos responsáveis.

Portanto, qualquer pessoa que realizar uma melhora mitocondrial estará não só melhorando a energia utilizada para manter o corpo, mas também elevando sua energia vital e restabelecendo a sua saúde.

Saiba como aumentar a energia, a longevidade e a qualidade de vida estimulando naturalmente suas mitocôndrias.

O que são mitocôndrias? 

As mitocôndrias são organelas celulares que têm a função de gerar energia, na forma de ATP, através do processo conhecido como respiração celular.

Na verdade, o processo consiste em produzir energia celular através da quebra de moléculas orgânicas (carboidratos, gorduras e proteínas) da alimentação, na presença de oxigênio para a formação de moléculas carreadoras de energia.

Em outras palavras, as mitocôndrias são usinas de energia dentro de nossas células. Dessa forma é essa energia que nos mantém vivos, uma vez que todas nossas células e órgãos gastam energia para se manterem.

Por exemplo para você andar, ler essa artigo, respirar, até as batidas do seu coração, tudo precisa da energia gerada pelas mitocôndrias, o que faz dela uma organela vital para o organismo.

Somado a isso, as mitocôndrias também controlam importantes funções, como o reparo e a limpeza das células, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

Aumente sua energia 

A mitocôndria é a fonte da energia vital para o organismo. Só para manter você vivo, ela tem que estar constantemente produzindo energia.

Para efeito ilustrativo, 25% do volume cardíaco provém de mitocôndrias cardíacas, isso é mais que qualquer outro órgão, porque o coração bate o tempo todo e precisa de energia para isso.

O nível de energia do corpo humano é influenciado pelas mitocôndrias. Estas, são influenciadas pelo estilo de vida e dos hábitos de cada indivíduo.

Portanto, se procura aumentar a energia, busque formas de estimular suas mitocôndrias.

Mitocôndrias e longevidade

A função mitocondrial é utilizada como um indicador indireto de envelhecimento (quanto mais velho menos mitocôndrias têm) e de rejuvenescimento (quanto mais mitocôndrias mais jovem é o indivíduo será). 

Não estamos falando de idade cronológica, mas sim da qualidade das mitocôndrias na geração de energia. Deste modo, a perda da funcionalidade das mitocôndrias é um importante fator no processo de adoecimento e envelhecimento.

A disfunção mitocondrial, além do envelhecimento precoce, pode provocar desordens e doenças, trazendo riscos à nossa saúde visto a importância dessas organelas para o corpo.

Mais uma vez vamos dar o exemplo do coração. Sabe-se que desordens mitocondriais estão relacionadas com doenças cardiovasculares, uma vez que o coração é muito rico em mitocôndria. Como por exemplo, tais distúrbios podem acarretar em isquemias, cardiopatias.

Inclusive, outro orgão muito afetado é o cérebro, podendo causar doenças degenerativas, como Parkinson, Alzheimer e ELA (esclerose lateral amiotrófica).

Ainda, a disfunção mitocondrial também é amplamente relacionada aos casos de cânceresdiabetes, obesidade e osteoporose, só para citar alguns.

Causas da disfunção mitocondrial

Até aqui, você descobriu que as mitocôndrias são responsáveis pela maior parte da produção de energia (ATP) exigida pelas células. 

Como a grande maioria das células, tecidos e órgãos do corpo necessitam dessa energia para o crescimento, funcionamento e a manutenção, se as mitocôndrias não estiverem operando de forma correta, qualquer órgão pode ser afetado.

Alguns fatores comprometem a função mitocondrial, fazendo com que o corpo se desgaste mais rápido, são eles:

  • Deficiência nutricional;
  • Má alimentação;
  • Déficit de proteína;
  • Aumento do consumo de carboidratos e açúcares;
  • Deficiência de vitamina D;
  • Desidratação;
  • Deficiência hormonal;
  • Privação de sono;
  • Toxinas como poluição, cigarro, conservantes, corantes;
  • Estresse;
  • Infecções;
  • Inflamação crônica;
  • Obesidade

Todos esses fatores acima levam a uma deficiência mitocondrial. Consequentemente, o metabolismo usa menos oxigênio e começa a ter um metabolismo anaeróbico.

Infelizmente esse é um ciclo vicioso, pois seu corpo começa a gerar mais radicais livres que vão lesionar o DNA mitocondrial. Então menos mitocôndrias vão ter, potencializando o ciclo que acaba em doenças degenerativas e morte.

Nã deixe chegar a esse ponto extremo para tomar uma atitude porque logo no começo do comprometimento das funções da mitocôndria já acontece a diminuição da produção de ATP. 

Com isso, a pessoa se sente mais cansada e tem uma piora na condição física. Muitas vezes não tem nem forças para subir uma escada sem ficar esbaforida ou praticar uma atividade física. Esse ciclo vicioso precisa ser parado.

Aumentar a energia mitocondrial é interessante para interromper e desacelerar todas as doenças e sintomas, independente do nome que esteja sentido.

4 maneiras de estimular naturalmente suas mitocôndrias

Quanto mais mitocôndrias saudáveis, melhor a produção energética mitocondrial, portanto, mais energia e saúde o corpo terá.

Então, se você busca aumentar a energia, alguns estímulos naturais devem ser inseridos na sua rotina, como:

1- Dieta Cetogênica

A alimentação saudável mais uma vez é a resposta para melhorar a saúde das suas mitocôndrias e deixar o corpo com a energia necessária para responder a cada estímulo.

A dieta cetogênica vem sendo estudada como uma alternativa para estimular as mitocôndrias.

Rica em gorduras saudáveis, moderada em proteínas e baixa em carboidratos, ela obriga o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia para as células.

Por outro lado, carboidratos são os favoritos das células cancerígenas que metabolizam a glicose através da glicólise anaeróbia e evitam a fosforilação oxidativa, mesmo quando há oxigênio disponível.

Pare de alimentar o câncer e corte os carboidratos da sua dieta.

Além disso, opte por alimentos que protegem as mitocôndrias, como aqueles ricos em carnitina, encontrada em carnes vermelhas, peixes e aves, em vitaminas do complexo B e coenzima Q10.

2- Exercício físico

O exercício físico, principalmente os aeróbicos como andar, correr, nadar, dançar e pedalar, induzem um aumento da nossa capacidade oxidativa e, como resposta, o aumento da função mitocondrial nas células.

3- Exposição ao frio

Expor o corpo a baixas temperaturas obriga o organismo a produzir mais calor para sobreviver. 

Dessa form, essa ação gera um estímulo mitocondrial, principalmente, no tecido gorduroso que queima calorias para gerar calor.

4- Nutrientes e suplementos 

Além de uma alimentação adequada, eleve a quantidade de antioxidantes em sua dieta, uma vez que estes inibem a ação negativa do excesso de radicais livres nas células e mitocôndrias.

São excelentes antioxidantes as vitaminas C e E, o selênio, o resveratrol, a melatonina e a curcumina.

O ômega-3 é um componente formador das membranas externas e internas que dão forma às mitocôndrias e às células.

Além de suplementos de ômega-3, inclua na dieta peixes de água fria como o salmão, atum, sardinha, bacalhau e sementes, castanhas e óleos vegetais.

Outra substância presente nas nossas células e que participa dos processos de produção de energia e de proteção à mitocôndria é a coenzima Q10 (CoQ10). 

Bianca Enricone - Nutrição Celular Omnilife - Aqtúa - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Nutrição Celular Omnilife – Aqtúa – Foto Divulgação

Carne, cereais, frutas e verduras são exemplos de alimentos ricos em coenzima Q10, mas devido à sua importância e a escassez nos alimentos, vale a pena suplementar. Não é novidade também o quanto a Conezima Q10 está ligada a juventude e longevidade,

Dica extra para aumentar a energia

Uma dica extra para você aumentar a energia e estimular a melhora das funções mitocondriais e consequentemente de todo o organismo, é fazer uma desintoxicação.

Se você está se sentindo exausto, cansado ou desmotivado, grande parte disso é proveniente das toxinas que dificultam que seu organismo (e suas mitocôndrias) trabalhem de forma consistente.

Eu indico que você faça o programa de Detox Kriyá, uma técnica revolucionária da Medicina Ayurvédica que limpa, revitaliza e equilibra o organismo de forma simples e sem passar fome.

Bianca Enricone - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Ganhe mais energia e disposição física e mental, aumente sua energia vital limpando seu organismo e estimulando suas mitocôndrias.

Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone

Assessora de Imprensa

Leia também: Sono de qualidade! Aprenda a dormir.

Compartilhar Post:

2 comentários

  1. O Detox Kriya tem como objetivo principal, reequilibrar fisiologicamente todos os sistemas de nosso organismo. Assim, proporcionando a melhor restauração e reparo celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?