Doença de Crohn: O que é? Causas e sintomas

Bianca Enricone - Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá - Foto Divulgação

Sem idade para se manifestar nem causa específica e com sintomas podem ser confundidos com outras doenças intestinais, essa é a Doença de Crohn, uma das principais doenças inflamatórias intestinais.

A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, porém é mais comum na parte final do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon).

Invasiva e sem causa específica, ela parece estar associada à desregulação do sistema imunológico. Contudo outros fatores contribuem para o surgimento da doença. O fator genético é um deles, assim como fatores ambientais, tais como estilo de vida e alimentação e fatores emocionais.

Diarreia, cólica, presença de sangue com muco nas fezes, febre, perda de apetite e de peso são alguns sintomas da doença de Crohn. Doença crônica que causa a inflamação do intestino e se manifesta ao longo da vida acompanhada de períodos de remissão.

Uma vez que não escolhe sexo nem idade, pode afetar tanto adultos como crianças, embora seja mais comum se manifestar entre os 20 e 40 anos. Entretanto, conforme pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, sua incidência na população pediátrica aumentou nos últimos anos.

Doença de Crohn X Colite Ulcerativa

As doenças inflamatórias intestinais (DII), as quais incluem a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn, é a principal moléstia que acomete os intestinos. Uma vez que as duas tem sintomas parecidos, por vezes é difícil diferenciar uma da outra.

Resumidamente, a inflamação da Doença de Crohn afeta todas as camadas intestinais de forma contínua. Enquanto que na Colite Ulcerativa apenas a camada mais superficial do cólon é atingida. Além disso, pode haver segmentos de intestino saudável entre as áreas de intestino inflamadas.

Sintomas da Doença de Crohn

Os sintomas comuns da Doença de Crohn são cólicas abdominais, geralmente no quadrante inferior direito, associada à diarreia que pode ou não apresentar sinais de muco e sangue. Esses sintomas surgem frequentemente após as refeições.

Outras manifestações frequentes a saber: febre, falta de apetite, perda de peso, anemia, estomatites (inflamações na boca). Assim como lesões na região anal, tais como hemorroidas, fissuras, fístulas, abscessos e sangramento retal. Além disso, fraqueza causada pela dificuldade em absorver os nutrientes.

Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá – Foto Divulgação

Complicações da Doença de Crohn

As complicações mais graves que podem ocorrer na Doença de Crohn dizem respeito à obstrução intestinal, às perfurações no intestino e ao estado nutricional. Como por exemplo, a desidratação por consequência da perda de líquidos decorrente da diarreia. Do mesmo modo que desequilíbrios eletrolíticos e anemia.

Destas, a obstrução intestinal é a complicação mais comum e é caracterizada pelo estreitamento do diâmetro do intestino resultante de um inchaço da parede intestinal ou devido à formação de tecido cicatrizado.

A estas áreas estreitadas dá-se o nome de estenoses. As estenoses impedem a passagem do conteúdo intestinal causando intensa dor abdominal, inchaço e vômito. Embora possa ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, se a obstrução não reduzir, pode ser necessário fazer cirurgia.

Outra complicação da Doença de Crohn diz respeito ao estado nutricional. Assim, a diarreia provocada pela doença inflamatória intestinal pode desidratar devido à quantidade de líquido perdida.

Além disso, a absorção nutrientes fica comprometida, uma vez que todas as camadas do intestino estão afetadas pela inflamação.

Do mesmo modo, o paciente pode se sentir cansado devido à anemia profunda, outra consequência da Doença de Crohn. Isso se dá porque, além da dificuldade de absorver os nutrientes devido à inflamação, esta ocorre também no íleo, parte responsável pela absorção de ferro.

O ferro é fundamental para a composição da hemoglobina, proteína que distribui oxigênio para todo o corpo. Consequentemente, a deficiência em ferro causa fadiga, fraqueza, tonturas e inclusive pode ser uma das causas da queda de cabelo.

Isso acontece, pois os fios não recebem quantidade de oxigênio necessários e ficam mais suscetíveis à queda. A calvície tem um grande impacto no emocional, de modo que interfere não só na saúde mental, como também na saúde física . Veja mais em Aqui.

Sintomas extra-intestinais da Doença de Crohn

Da mesma forma que na Colite Ulcerativa, os sinais e sintomas da Doença de Crohn não se restringem apenas ao intestino e podem ocasionar manifestações fora desse órgão.

Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá – Foto Divulgação

São comuns dores articulares, lesões de pele, aftas, inflamação dos olhos, pedras nos rins e na vesícula. É o que chamamos de sintomas extraintestinais da Doença de Crohn.

  • Artrite: a artrite associada à Doença de Crohn constitui a manifestação mais frequente. Cerca de 30% dos portadores de Crohn apresentam sintomas articulares como, por exemplo, articulações doloridas, inchadas e enrijecidas. Esses danos articulares podem ser mediados por imunocomplexos, cujos antígenos seriam absorvidos pelo intestino. Assim que a inflamação é controlada, esses sintomas geralmente desaparecem.
  • Úlceras bucais: as chamadas aftas comumente se manifestam em períodos de inflamação ativa da Doença de Crohn. Estas tendem a desaparecer nos períodos de remissão.
  • Inflamações nos olhos: sintomas oculares como olhos vermelhos, doloridos e sensíveis à luz podem aparecer antes de uma crise. Estes tendem a desaparecer quando a inflamação está controlada.
  • Lesões na pele: podem aparecer lesões de pele do tipo pioderma gangrenoso e eritema nodoso.
  • Pedra nos rins: a perda de líquido causada pela diarreia bem como o aumento na absorção de oxalato, faz com que pequenos cristais se formem nos rins.

Possíveis Causas

Não se sabe exatamente o que causa a Doença de Crohn, contudo se sugere alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Entre eles está a idade e o histórico familiar.

Embora possa ocorrer em qualquer idade, a maioria dos pacientes são diagnosticados ainda jovens, antes dos 30 anos de idade. Além disso, a hereditariedade também parece influenciar. Uma vez que, uma em cada cinco pessoas diagnosticadas com a doença tem algum membro da família com a doença.

Alguns estudos sugerem que o uso de contraceptivos orais, antibióticos e a exposição a vírus e bactérias pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Crohn.

No entanto, a perda da saúde intestinal decorrente de uma dieta inadequada, estresse e toxinas está entre as principais causas da doença.

Alimentos pobres em nutrientes criam um ambiente propício para a doença se desenvolver.  Por exemplo, alimentos industrializados, frituras, bem como o excesso de carboidratos, produtos lácteos, alimentos excessivamente picantes, açúcares.

Para saber mais sobre como os alimentos influenciam na nossa saúde, sugiro que leia nossos posts anteriores: Alimentação saudável, má alimentação e Falsos alimentos saudáveis.

O estado emocional interfere no intestino. Inclusive, já falamos dessa conexão intestino-cérebro em outro post. Dessa forma, o estresse pode piorar os sintomas das doenças intestinais e desencadear crises. Já que o emocional afeta a secreção de ácido pelo estômago, altera a motilidade intestinal, a secreção de hormônios, entre outros.

Tratamento: alimentação correta, nutrição celular e intestino saudável

Assim como em qualquer doença, o principal tratamento é devolver a saúde ao intestino. Para isso, mudanças no estilo de vida podem melhorar os sintomas da Doença de Crohn. Não apenas a redução do estresse, como também alimentação saudável, nutrição celular e a eliminação de toxinas.

Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Doença De Crohn: O Que É, Causas E Sintomas- Detox Kriyá – Foto Divulgação

A alimentação tem um impacto direto na nossa saúde. Embora a alimentação saudável por si só não garante os nutrientes essenciais, por outro, uma má alimentação pode prejudicar ainda mais sua saúde. Neste sentido a suplementação é essencial.

Assim, evite alimentos que agridem seu intestino, como é o caso de produtos lácteos, glúten, açúcar, alimentos industrializados.

Enquanto as fibras vegetais auxiliam as funções intestinais, em episódios de crise da Doença de Crohn e de redução da luz intestinal ou estenose, uma dieta pobre em fibras deve ser seguida. Uma vez que as fibras estimulam a motilidade e o trânsito intestinal, que neste momento deve ser reduzido para a restauração da saúde intestinal.

Dieta para pacientes com Doença de Crohn

O Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil fez uma lista dos alimentos permitidos e proibidos em pacientes com a Doença de Crohn:

Alimentos que devem ser restringidos: leite; iogurte; queijos; mel; aveia; linguiça; salsicha; carnes gordas; biscoitos amanteigados; doces folhados; chocolate; frituras; alimentos industrializados; manteiga; margarina; creme de leite; entre outros.

Alimentos Permitidos: carnes magras; legumes cozidos; ovo cozido; gelatina; banana; maçã; chuchu; cenoura; espinafre; agrião; sardinha; atum; salmão; entre outros.

Certamente, a saúde intestinal está relacionada com a saúde integral. Para um organismo pleno, o ideal é aliar uma alimentação saudável com uma desintoxicação. Ainda, realizar uma reeducação alimentar e exercícios físicos.

O Detox Kriyá promove a limpeza orgânica do sistema digestório, desse modo, elimina as toxinas que impedem o bom funcionamento do intestino, fígado, rins, pele, enfim, todo o organismo.

Com o organismo limpo, ele pode exercer corretamente todas suas funções, prevenir e tratar doenças.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Biorresonância: Tecnologia Inovadora

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?