Magnésio: O mineral essencial para o organismo

Bianca Enricone - Magnésio: o mineral essencial para o organismo - Detox Kriyá - Foto Divulgação

Você sabia que o magnésio é o segundo cátion intracelular mais abundante no corpo e um dos mais importantes? Mas apesar de ser um mineral essencial, casos de deficiência de magnésio são comuns.

Inegavelmente, o magnésio é um mineral que desempenha importantes funções no organismo, agindo nas mais diversas e distintas reações. Como, por exemplo, na síntese de proteínas, no transporte de energia, no fortalecimento ósseo, na saúde cardiovascular, entre outros.

Ele pode ser encontrado naturalmente em alimentos como sementes, vegetais e cereais integrais.  Sendo a dose diária recomendada de magnésio para adultos é, em média, entre 300 – 400mg/dia, dependendo da idade e sexo.

Bianca Enricone - Magnésio: o mineral essencial para o organismo - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Magnésio: o mineral essencial para o organismo – Detox Kriyá – Foto Divulgação

O estilo de vida atual faz com que parte da população não consuma as quantidades ideais de verduras e legumes. Aliás, o processo de industrialização e refinamento dos grãos também contribui para que grande parcela da população tenha deficiência de magnésio. Uma vez que cerca de 80% do magnésio é perdido no processo.

Uma vez que o magnésio é um mineral essencial para uma variedade de funções fisiológicas, sua deficiência pode afetar numerosos sistemas. Tanto que, em muitos casos, a suplementação com magnésio é indicada para suprir essa carência.

Aqtúa é um suplemento alimentar que fornece ao organismo todas as vitaminas e minerais essenciais para o reequilíbrio e reconquista da saúde.

Mas antes de falar da deficiência de magnésio e suas consequências para o organismo, e como o Aqtúa auxilia na saúde geral, vamos conhecer mais da importância do magnésio e suas funções.

Por que o magnésio é tão importante?

Por exemplo o Magnésio é um dos micronutrientes intracelulares em maior quantidade no organismo. Há em nosso corpo, em média 21 a 28 gramas de magnésio. Destes, cerca de 60% está nos ossos, 30% nos músculos e 10% nas vísceras e fluidos corpóreos.

Nesse sentido, o magnésio participa de diversas reações enzimáticas no corpo, atuando, inclusive na prevenção do diabetes. Mas também tem propriedade antiarrítmica, anticonvulsivante, analgésica, relaxante vascular, atua na produção de energia, regulação do sono, absorção do cálcio, metabolismo de carboidratos, regulação da insulina, entre outros, além de ser considerado um tranquilizante natural.

Cofator em reações enzimáticas

A saber o mineral magnésio participa de mais de 300 reações enzimáticas diferentes no organismo. Inclusive na produção de energia e todas reações que requerem libertação de energia a partir do ATP. Tanto que o ATP, para ser biologicamente ativo, precisa estar associado ao magnésio.

Participa do metabolismo da glicose e ajuda na prevenção do diabetes

Atualmente vários estudos mostraram o envolvimento do magnésio no metabolismo da glicose, bem como na ação e secreção de insulina e, assim, sugerem que a deficiência de magnésio está ligada com a resistência à insulina no diabetes mellitus. Veja mais do estudo: AQUI

Com o propósito de ajudar na prevenção do diabetes, o magnésio regula os níveis de açúcar no sangue tornando assim as células mais sensíveis à insulina. Dessa forma, é indicado inclusive no tratamento da doença, já que sua deficiência é muito frequente em pacientes com diabetes.

Melhora a saúde óssea

Acima de tudo o magnésio é essencial para que o cálcio seja absorvido, metabolizado e depositado nos ossos. Uma vez que estimula o hormônio calcitonina, o qual retira o excesso de cálcio do sangue e leva para os ossos, ao passo que suprime o paratormônio, evitando assim  que este retire cálcio dos ossos.

Aliás, bons níveis de magnésio mantém os ossos saudáveis e previne a osteoporose. Desta forma participa ainda da conversão da vitamina D inativa para sua forma ativa. A vitamina D, por sua vez, aumenta a absorção intestinal do cálcio.

Melhora a imunidade

O magnésio participa do desenvolvimento, distribuição e regulação de diversas funções das células imunes. Inclusive ele aumenta a atividade dos leucócitos, atua na síntese de imunoglobulinas, está envolvido na fagocitose e na morte celular programada. Atua ainda como antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam danos celulares e provocam o envelhecimento precoce.

Sendo assim, sua deficiência deixa a pessoa mais suscetível a doenças e pode causar ainda fadiga, cansaço, enjoos e perda de apetite.

Importante para a contração muscular e na melhora do desempenho físico

O  papel do magnésio na contração muscular é antagônico ao cálcio. Enquanto o cálcio contrai o músculo, o magnésio relaxa.  De modo que na deficiência de magnésio, o cálcio intracelular se eleva, fato que pode provocar contrações involuntárias, tremores e câimbras.

Melhora o funcionamento cardíaco

Assim como atua no músculo esquelético, o magnésio também atua no músculo cardíaco e liso, desempenhando importante papel cardioprotetor e antiarrítmico.

Dessa forma, ajuda a manter a pressão sanguínea normal atuando como um inibidor dos canais de cálcio. Como consequência,  aumenta o óxido nítrico que por exemplo tem importante função como vasodilatador.

Sua ação antiarrítmica se deve à regulação da bomba de sódio e potássio, impedindo assim alterações do músculo cardíaco e mantendo os batimentos regulares.

Melhora o funcionamento do cérebro

Recentemente estudos mostraram o aumento das habilidades cognitivas em pacientes que consumiam dieta rica em magnésio.  Principalmente porque o magnésio participa da transmissão do impulso nervoso, aumentando assim a capacidade de memória e de aprendizagem.

Alimentos fontes de magnésio

  • Oleaginosas: como amêndoas, nozes, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim
  • Sementes: semente de girassol, abóbora, gergelim
  • Legumes e vegetais: como brócolis, couve e espinafre
  • Outros: Grãos integrais, frutos do mar, leite e derivados, café, chocolate
Bianca Enricone - Magnésio: o mineral essencial para o organismo - Aqtúa - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Magnésio: o mineral essencial para o organismo – Aqtúa – Foto Divulgação

Deficiência de magnésio

Apesar de toda a importância do magnésio para a saúde, sua deficiência é comum. Sendo assim, a vida moderna e a má alimentação estão entre as principais causas da deficiência.  Em alguns casos, ela pode ser resultado de uma doença rara caracterizada pela má absorção intestinal seletiva de magnésio.

Grande parte dos brasileiros tem deficiência de magnésio. Contudo, isso pode ser explicado pelo fato do solo do Brasileiro ser pobre em magnésio. Igualmente, aliado as técnicas modernas de agricultura, o uso de fertilizantes artificiais e o processamento de alimentos contribuem para a perda do mineral nos alimentos.

Além disso, perdemos magnésio até através do suor. Por esses motivos, a suplementação se torna ainda mais importante.

Aqtúa fornece magnésio, além de outros minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Bianca Enricone - Aqtúa - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Aqtúa – Foto Divulgação

Uma vez que o Mg é um íon predominantemente intracelular, identificar sua deficiência não é tão simples. Dessa forma, somente uma pequena parte está presente na corrente sanguínea. Portanto, níveis séricos normais do nutriente não representam os níveis totais no corpo. Sendo assim, a deficiência de magnésio pode ocorrer mesmo com níveis sanguíneos normais.

A saber, a alta excitabilidade, debilidade nos músculos, cansaço, fadiga, insônia bem como a falta de memória, são alguns sintomas da deficiência de magnésio. Além disso casos de alcoolismo crônico, cirrose hepática, vômitos severos, acidose diabética e abuso de diuréticos costumam ocasionar a deficiência.

Doenças associadas à baixos níveis de magnésio no organismo:
  • Resistência à insulina
  • Colesterol alto
  • Hipertensão
  • Hiperatividade
  • Arritmias
  • Má circulação sanguínea
  • Cálculos renais
  • Espasmos musculares
  • Cãibras
  • Cansaço
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia

Importância da suplementação

Evidentemente nosso corpo precisa de nutrientes para crescer, se desenvolver e manter seu bom funcionamento. Logo, as carências desses nutrientes impedem o ótimo desempenho do nosso organismo.

Conforme vimos, o magnésio é fundamental para diversos processos metabólicos logo sua deficiência altera diversas funções do organismo e predispõe a doenças.

Conheça agora Aqtúa que é um suplemento alimentar rico em magnésio e outras vitaminas e minerais que  também reestabelecem a saúde e reequilibram as funções do organismo.

Além disso, Aqtúa promove o bom funcionamento cerebral, melhora a contração muscular, o sistema imunológico, combate a hipertensão e o diabetes.

Outra função do Aqtúa  está por exemplo, na prevenção do envelhecimento precoce, fortalecimento dos ossos, previnção etratamento da osteoporose, combate o estresse e geração de energia.

Como está relacionado com a contração muscular tanto o Aqtúa quanto o Pump é recomendado para praticantes de atividades físicas. É um excelente suplemento proteico de origem vegetal e repõe o magnésio perdido no suor.

Bianca Enricone - Magnésio: o mineral essencial para o organismo - Pump - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Magnésio: o mineral essencial para o organismo – Pump – Foto Divulgação

Indicações do Aqtúa

Principais benefícios:

  • Auxilia no tratamento bem como na prevenção de problemas cardiovasculares.
  • Ajuda questões de arritmia e controle da hipertensão.
  • Ajuda no bombeamento do coração e melhora também a circulação sanguínea.
  • Contribui para melhor rendimento e performance cardíaca de atletas;
  • Melhora a resistência e o desempenho durante exercícios físicos;
  • Melhora e fortalece sistema circulatório;
  • Ajuda em questões de varizes, varicozes e trombose;
  • Ação antioxidante (ajuda no rejuvenescimento da pele);
  • Regeneração tanto de cabelos, bem como, pele e unhas
  • Reequilíbrio das funções do cérebro
  • Alivio do estresse
  • Melhora dos sintomas da TPM
  • Diminuição da ansiedade
  • Maior qualidade do sono
  • Aumento da capacidade de memória e aprendizagem
  • Aumenta a capacidade de atenção
  • Prevenção do Alzheimer da demência
  • Diminuição da tensão e dores musculares
  • Prevenção e reversão da osteoporose, osteopenia, artrite, artrose e dores nas articulações

Falamos aqui da importância da alimentação saudável no fornecimento de todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Porém, escolhas erradas, falsos alimentos saudáveis, alterações nas composições dos alimentos, acúmulo de toxinas bem como as doenças, fazem com que às vezes não consigamos suprir todas as nossas necessidades. Nesses casos, um suplemento alimentar como o Aqtúa é essencial.

Bianca Enricone - Aqtúa - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Aqtúa – Foto Divulgação

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 

Bianca Enricone - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Destino! Você acredita em coincidências?

 

Compartilhar Post:

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?