O que é Síndrome de Burnout?

Bianca Enricone - Síndrome de Burnout - Foto Divulgação

Você já ouviu falar da síndrome do esgotamento profissional? Ela é reconhecida pela comunidade médica como “Síndrome de Burnout”, registrado inclusive na CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Quem, no mundo de hoje, nunca se sentiu estressado e sobrecarregado devido ao excesso de trabalho?

Estamos sempre correndo para obedecer prazos, resolver problemas e ainda conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Vamos falar um pouco sobre essa condição que tem sido cada vez mais discutida e cada vez mais comum em decorrência das exigências do mundo moderno.

O que é Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico, mental e emocional provocado pelo estresse causado pelo excesso de trabalho ou por condições de trabalho desgastantes.

Acontece com mais frequência em profissionais que trabalham diariamente sob pressão. Como exemplo incluem: médicos, enfermeiros, professores, policiais, bombeiros, dentre outras profissões que exigem uma grande responsabilidade do profissional e engajamento interpessoal.

Mas isso não quer dizer que não pode acontecer com profissionais de outras áreas. Todos estamos sujeitos à sobrecarga emocional e psicológica de empregos que nos exigem cada vez mais.

No mundo atual, devido ao enorme fluxo de informações proporcionado pela internet, tudo acontece muito rápido. Desta forma somos constantemente cobrados a estar cada vez mais atualizados. Neste mesmo sentido, como também a agir rápido, a seguir prazos cada vez mais curtos, a sermos cada vez mais versáteis e indiscutivelmente eficientes. Assim, essas coisas, com o tempo, nos sobrecarregam e vão nos desgastando de forma exagerada e que, muitas vezes, só é percebida tardiamente.

É comum que nos sintamos cansados, mas às vezes esse cansaço passa dos limites do que poderia ser considerado como “normal”.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Alguns dos sintomas mais comuns da síndrome do esgotamento profissional são:

  • esgotamento físico e mental
  • depressão
  • ansiedade
  • irritabilidade
  • cansaço excessivo e fadiga
  • dores de cabeça frequentes
  • isolamento
  • pressão alta

Esses sintomas são causados por sentimentos de incompetência, fracasso, insegurança e baixa autoestima. Ainda, pensamentos como “não sou capaz de cumprir todas essas demandas, de alcançar o que esperam de mim”.

Outros sinais são: problemas gastrointestinais, insônia, palpitações, dores musculares, lapsos de memória, alterações no apetite e variações repentinas de humor podem acontecer.

Muitas vezes, os sintomas são passageiros, o que faz com que as pessoas não procurem ajuda. No entanto, os sintomas podem se agravar e chegar ao ponto da pessoa “explodir”, devido ao excesso de carga mental e emocional suportada por ela durante tanto tempo.

Como evitar a Síndrome de Burnout

Concluindo devemos procurar condições que nos permitam aliviar o estresse causado pela nossa vida profissional. Buscar sempre balancear o trabalho com nossa vida familiar de modo que possamos usufruir de ambas de maneira saudável.

Procure dormir pelo menos 8 boas horas de sono todas as noites. Nosso corpo e mente precisam de descanso adequado para que nosso organismo possa funcionar da maneira correta. Por este motivo a falta de sono é um dos maiores vilões quando tratamos de saúde. Ela pode causar efeitos devastadores no nosso corpo.

Fazer exercícios físicos é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Quando nos exercitamos temos a liberação de endorfinas e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Estas substâncias são capazes de melhorar o humor e ajuda a combater a depressão.

No mesmo sentido evitar o consumo de álcool e cigarro, é recomendado pois eles podem agravar tanto as crises depressivas como também as de ansiedade.

Se possível, avalie suas condições de trabalho, e proponha novas dinâmicas a fim de melhorá-las. Ou seja, tirar férias e descansar também podem ajudar.

Caso note algum dos sinais descritos acima, não tenha medo de procurar ajuda. Afinal nunca é bom sofrermos sozinhos. Podemos e devemos buscar ajuda profissional quando não nos sentimos bem.

Tratamento da Síndrome de Burnout

Como o problema é causado pela exaustão, o melhor tratamento é o descanso. No entanto, existem técnicas e práticas que podem nos ajudar a superar as dificuldades do dia-a-dia.

O Tratamento Vibracional com o Quantec pode ser uma alternativa. Através de um scanner ele descobre a origem das crises pois o equipamento compreende a dinâmica do pensamento e ainda promove a anulação do esmo no nosso inconsciente.

Síndrome de Burnout: Tratamento Vibracional com o Quantec
Síndrome de Burnout: Tratamento Vibracional com o Quantec

Por exemplo, o Quantec sempre vai buscar a origem dos problemas e não apenas os resultados. Dessa forma ajuda você a se libertar de culpas, traumas, procrastinação, medos entre outros, mesmo que você não tenha consciência da existência dos mesmos.

Contudo existem outros métodos que podemos usar em associação a fim de melhorar nossas condições físicas e psicológicas.

A meditação e a prática do Mindfulness tem se tornado cada vez mais populares. Já foram comprovados por diversos estudos os benefícios que essa prática pode nos proporcionar. Por exemplo, o alívio do estresse e o consequente fortalecimento do sistema imunológico do organismo, o alívio dos sintomas da depressão são alguns deles.

Bianca Enricone - Mindfulness - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Mindfulness – Foto Divulgação

Em casos mais graves um profissional de saúde pode ser necessário. Não se intimide e peça ajuda a um bom médico ou psicólogo.

Mas sem dúvida precisamos mudar nossos pensamentos e atitudes. É necessário adotar uma postura positiva frente às dificuldades que nos são impostas dia após dia. Logo, precisamos tomar coragem para mudar o que nos incomoda. Se for necessário, mude de emprego. Concluindo devemos sempre buscar nosso bem-estar em primeiro lugar.

Pode ser, também, uma boa ideia, encontrar um hobby, uma atividade que seja prazerosa e proporcione momentos de descontração. Aproveite para passar um tempo com sua família e seus amigos.

Desconecte-se totalmente do trabalho durante esses períodos. Eles são somente seus, e precisamente necessários para uma vida saudável.

O Tratamento Vibracional com o Quantec tem excelentes resultados na Síndrome de Burnout

Nossos estados de humor, nossos pensamentos e emoções, são todos transmitidos as pessoas em forma de energia e sensações. Quem já não sentiu uma imensa alegria por estar perto de uma pessoa positiva? Infelizmente o contrário também é verdade. Ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas negativas ou desanimadas.

O Tratamento Vibracional com o Quantec é baseados em descobertas da Física Quântica e pode ajudar modificando essas vibrações. É cientificamente comprovado que nos ajuda a nos libertarmos de pensamentos que nos limitam e prejudicam nosso crescimento e bem-estar. Através de frequências vibratórias corrige as desarmonias físicas, mentais e emocionais e restaura a harmonia e o bem-estar de nossas vidas.

Clique aqui e conheça melhor esse tratamento!

Bianca Enricone - Quantec - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Quantec – Foto Divulgação

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e assim, me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação
Compartilhar Post:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?