Search
Close this search box.

O segredo da juventude pode estar em gene ruivo

Bianca Enricone - O Segredo Da Juventude Pode Estar Em Gene Ruivo - Foto Divulgação

Qual seria o segredo da juventude? Bons hábitos alimentares, prática de exercícios, se manter mentalmente ativo, ter um propósito, praticar o perdão, ficar longe das toxinas, são práticas para envelhecer sem ficar velho.

A saúde, qualidade e tempo de vida são ditados diretamente pelos seus hábitos. Mas e a aparência? Por que algumas pessoas parecem tão mais jovens? Seria somente esses hábitos ou teria algo a mais?

Cientistas holandeses afirmam ter identificado pela primeira vez um gene que permite às pessoas manter uma aparência mais jovem. 

A aparência de envelhecimento é algo que todos observam quando reencontram uma pessoa que não vê há anos.

Enquanto algumas têm uma aparência normal do processo de envelhecimento, mesmo que tenha hábitos saudáveis, outras parecem que não envelheceram um dia sequer.

O segredo da juventude destas últimas pode estar em uma variante do “gene ruivo” que elas possuem.

O gene da juventude

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Erasmus, na Holanda, juntamente com a empresa Unilever, afirmam ter encontrado o primeiro gene ligado à aparência jovem.

O gene é o MC1R, o mesmo responsável pelos cabelos ruivos. Localizado, na espécie humana, no cromossomo 16, na região q24.3.

O gene MC1R apresenta um papel central na regulação da produção de melanina por ser receptor da melanocortina-1. Sendo assim, um dos grandes responsáveis pela determinação da cor da pele, cabelo e olhos.

Estudos sugerem que uma variante em particular do gene MC1R é frequentemente encontrada em pessoas que aparentam ser mais jovens do que realmente são.

Em geral, as pessoas com essa variante aparentavam serem dois anos mais jovens, independente da idade cronológica, sexo e quantidade de rugas.

Sabe-se que esse gene, além de ser o “gene ruivo”, possui vários outros papéis, incluindo respostas a inflamações e reparo de DNA danificado. Esta pode ser a chave do porque uma variante do gene parece manter as pessoas com uma aparência mais jovem.

O teste

O segredo da juventude encontrado no estudo holandês e publicado na revista Current Biology, envolveu percepções da idade sobre fotos de voluntários, ou seja, a idade dada a alguém a partir da sua aparência.

Os cientistas mostraram fotos de 2.693 pessoas a voluntários e pediam para eles adivinharem a idade dessas pessoas com base na aparência. A idade suposta foi comparada com a idade real de cada um.

Nessas fotos, os voluntários não usavam maquiagem, assim como as imagens também não tinham nenhum tipo de melhoramento, como Photoshop.

O passo seguinte foi coletar o DNA das pessoas das fotos para descobrir se havia diferenças ou mutações em comum entre aqueles que pareciam mais jovens do que realmente eram.

O resultado foi que todos aqueles que pareceram, em média, dois anos mais jovens, possuíam variantes do gene MC1R. Porém, ainda não foi possível esclarecer por que esse gene tem este efeito.

Apesar do MC1R estar envolvido em características como cabelo ruivo e pele clara, essa descoberta parece não tem a ver com isto.

Uma hipótese levantada foi de que as diferentes variantes do gene poderiam alterar o dano que o sol causa na pele. Outra, está no seu poder de reparação do DNA.

Esse é apenas o primeiro estudo genético a respeito da aparência da idade. Novas descobertas podem ajudar no desenvolvimento de terapias que retardem o processo de envelhecimento.

E o que fazer quando não temos o gene ruivo?

Sem dúvida alguma o cuidado com a saúde é essencial. Mas, principalmente se você já passou dos 40 anos, o uso de suplementação adequada é a verdadeira nutrição celular que você precisa para manter, não só a saúde, bem como a aparência jovem.

Já falamos inúmeras vezes que são dois os principais motivos pelo qual adoecemos. 

1- Desnutrição celular e 2 – Excesso de toxinas. Não adianta enrolar. O fato é que nem mesmo tendo uma alimentação saudável é garantia de que você está “nutrido” de forma adequada de vitaminas e minerais. Por isso sempre defendo o uso de nutrição celular o quanto antes.

Se você tem dúvidas de como começar, quais produtos escolher, marque uma conversa comigo que analisemos em conjunto, observando especialmente as suas necessidades.

Bianca Enricone - Consulta - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Consulta – Foto Divulgação

Genética do envelhecimento

A aparência é um dos melhores meios para medir se o “bom” envelhecimento. Conhecer mais sobre o segredo da juventude pode levar a grandes avanços na saúde e qualidade de vida na melhor idade.

Essa “aparência” de um indivíduo é influenciada por fatores genéticos e ambientais.

Apesar de você não ser vítima do seu código genético, é inegável que se tratando de envelhecimento seus genes alteram a sua aparência. Um exemplo bem comum é a calvície.

Ao longo da vida as células, particularmente as da pele, dividem-se constantemente para renovação dos tecidos. Conforme envelhecemos, essas células vão perdendo essa capacidade de renovação, até entrar numa fase estacionária chamada senescência e deixa de se renovar.

Como consequências dessa falta de renovação aparecem as características físicas do envelhecimento, que são muito evidentes na pele, visto que é o órgão mais extenso do nosso organismo e o mais exposto às agressões ambientais.

Todo esse processo pode acarretar ainda erros genéticos e cromossômicos desencadeados por essas divisões sucessivas.

Em Portugal, foi descoberto o gene ligado ao envelhecimento das células da pele. É o gene FoxM1.

Uma equipe do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriu que o envelhecimento das células da pele está intimamente relacionado com a expressão do gene FoxM1.

Mais do que isso, além de descobrir o “gene da juventude”, os pesquisadores conseguiram reverter a característica do envelhecimento ao aumentar a expressão desse gene.

Bianca Enricone - Gene da Juventude - Foto divulgação
Bianca Enricone – Gene da Juventude – Foto divulgação

Experimento com o gene FoxM1

Para a realização do estudo, os pesquisadores portugueses utilizaram uma cultura de um tipo de células específico da pele, chamadas fibroblastos de humanos jovens, de meia-idade e de idade avançada, bem como a células de pacientes com progeria, uma síndrome rara de envelhecimento acelerado em crianças.

Concluiu-se que “o gene FoxM1, que controla a entrada da célula em divisão, parece ser um fator chave no processo de envelhecimento, pois está reprimido ou menos expresso em células envelhecidas, assim como todos os genes que são controlados pelo FoxM1”.

Os investigadores, utilizando como recurso as células da derme em cultura, conseguiram, ao aumentar a expressão deste gene, e assim reverter as características de envelhecimento celular.

Esse trabalho “abre novas perspectivas para potenciais estratégias terapêuticas de doenças associadas ao envelhecimento”

A aparência também está relacionada à expectativa de vida, sugerindo que, além dos aspectos externos, o aspecto jovial também pode ter uma ligação importante com a saúde.

Costumo dizer sempre que contra fatos não temos argumentos. É claro que a ciência está sempre buscando alternativas para a juventude e vida plena. Gosto muito de um frase do Dr. Lair Ribeiro que diz; Morra jovem o mais velhos possível!

Procure ao longo da sua vida manter rotinas de saúde, como cuidar do peso, fazer exercícios físicos, cuidar da saúde mental, usar suplementção adequada as suas necessidades e também de tempos em tempos promover desintoxicações.

Já ouviu falar do Detox Kriyá? A proposta aqui é fazer uma faxina geral, eliminar toxinas, gordura no fígado e equilibrar a microbiota intestinal!

Como já falamos o intestino é considerado o segundo cérebro. Manter a saúde intestinal é também garantir a produção adequada de serotonina. Ela está associada ao prazer e bem estar e a saber, 85% deste neurotrasmissor é produzido no intestino e não no cérebro!

Precisa de mais um motivo para cuidar da saúde intestinal?

Programe já a sua desintoxicação!

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Detox Kriyá- Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: A felicidade é perfeitamente inútil.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?