Turbine seu cérebro com as ondas binaurais!
Quer saber como aumentar a capacidade do seu cérebro? Ou, simplesmente aumentar a concentração, memória, produtividade, melhorar o sono, controlar a ansiedade ou até auxiliar na cura de algumas doenças?
Surpreendentemente as ondas binaurais podem fazer isso! Certamente sim, o som pode trazer diversos benefícios terapêuticos, contudo tudo depende da frequência em que ele está, ou melhor, na frequência que é emitido. Sem dúvidas isso é ciência!
Exemplificando, nosso cérebro funciona em 4 frequências básicas: Alpha, Beta, Delta e Theta, a saber.
Afinal os áudios binaurais são uma tecnologia totalmente segura que alteram as ondas cerebrais e em síntese, podem mudar significativamente o que ocorre em nosso corpo.
Desta forma, cada frequência de som é responsável por diferentes benefícios terapêuticos. Por exemplo, melhora da memória, melhora da concentração e foco, melhora da produtividade, ou ainda relaxamento, entre outros.
Certamente cada frequência tem uma finalidade terapêutica.
Contudo as batidas binaurais foram descobertas em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove e desde então são muito utilizados em terapias para que o paciente possa relaxar.
Em síntese, esses áudios binaurais, antes de mais nada, acessam o subconsciente humano e desta forma colocam você em um estado meditativo, aquietando a mente por completo.
O que são as ondas binaurais?
Isto quer dizer que para conseguir criar este terceiro som o áudio deve ser ouvido com fones de ouvido com capacidade estéreo. Ainda, deve-se ter o cuidado de posicionar corretamente lado direito no ouvido direito, e lado esquerdo no ouvido esquerdo dos fones de ouvido respectivamente. Vale lembrar que o áudio deve ser escutado acima de tudo em um volume moderado.
Antes de mais nada aconselha-se escutar os áudios binaurais em uma posição confortável, um ambiente tranquilo, fechar os olhos afim de esvaziar a mente. Assim sendo, pode-se escutar principalmente antes de dormir, pois é um momento de relaxamento ou quando necessário.
Benefícios das batidas binaurais:
- Aumenta a concentração
- Potencializa a aprendizagem
- Melhora a memória
- Aumenta a produtividade
- Estimula a criatividade
- Relaxa
- Diminui os níveis de estresse
- Favorece o sono
- Controla a ansiedade
- Melhora o humor
- Auxilia na cura de algumas doenças
- Ajuda contra dor de cabeça
- Mostrou melhoras em pacientes com déficit de atenção
- Melhora em pacientes com epilepsia
Veja aqui como as batidas binaurais podem ser usadas a serviço da saúde e do bem-estar.
Como as ondas binaurais atuam no cérebro?
Em síntese as batidas binaurais enviam um estímulo para o cérebro auxiliando a equilibrar nossos hemisférios cerebrais e neste sentido potencializam-se as chances de alcançar um objetivo.
Logo quando os dois hemisférios do nosso cérebro estão em sincronia, todas nossas células cerebrais operam em fluxo máximo, e assim aumentam o fluxo sanguíneo na região. Desta forma se amplifica as funções cerebrais, tais como concentração, memória, relaxamento, entre outras.
Nosso cérebro inquestionavelmente influencia diretamente o nosso estado mental. Adiante, diferentes frequências produzem efeitos diferentes no nosso cérebro e consequentemente na nossa vida.
Da mesma forma, nosso cérebro trabalha em 4 frequências básicas: Alpha, Beta, Delta e Theta e assim cada frequência, nesse sentido, está relacionada com um estados de ânimo da mente humana. A princípio todas essas frequência são medida em Hertz (Hz).
A saber a frequência Beta (14-30Hz) é a dimensão cerebral com ondas mais rápidas logo está relacionada com o estado de consciência. Em outras palavras Beta está associada ao estado de alerta, concentração, lógica, raciocínio e excitação. Assim níveis altos da frequência Beta são responsáveis pela ansiedade, desarmonia, estresse. Vale lembra que neste caso, diminuir o ritmo cerebral pode ser benéfico.
A princípio conforme você vai relaxando, suas ondas cerebrais também diminuem o ritmo, chegando na frequência Alfa (8-13,9Hz). Concluindo, onda Alfa está ligada à tranquilidade e relaxamento e também ao estado de aprendizado.
Ainda mais lentas, temos as ondas Theta (4-7,9Hz). Logo, Theta está associada ao reino do subconsciente, presente no sono leve. Desta forma, nesta frequência há o aumento da criatividade, melhora da memória e liberação de endorfinas que reduzem o estresse, relaxam e ainda trazem a sensação de bem-estar.
E finalmente, as ondas Delta são as mais lentas (1-3,9Hz). Antes de mais nada aqui é o reino do inconsciente, e está associada ao sono profundo. Em síntese, na frequência Delta, nosso cérebro libera o hormônio do crescimento além de outras substâncias benéficas.
As diferentes frequências:
Ondas Beta 14Hz – 30Hz
Representam o estado de consciência, ou seja, quando estamos despertos, alertas e ativos. A frequência Beta está associada a emoções fortes como ansiedade, estado de alerta, medo, raiva. Neste sentido quando a atividade das ondas Beta é muito intensa, os hemisférios cerebrais ficam dessincronizados e tendemos a ficar estressados e ansiosos. Ao passo que, quando as ondas Beta são fracas, nos sentimos cansados, sem disposição, nos distraímos com facilidade. Desta forma são utilizadas para:
– Aumento da concentração e foco
– Melhora da lógica e raciocínio
– Aumento da produtividade
– Mais energia
Ondas Alfa 8Hz – 13,9 Hz
Já o estado Alfa é alcançado quando estamos relaxados, vendo um filme, lendo um livro, ou mesmo fazendo atividades prazerosas. É o momento em que a mente está mais receptiva para aprender. Vemos que a frequência Alfa está associada a imaginação, retenção de memória, aprendizagem e concentração, por isso vem sendo usado pela publicidade. Esta frequência é também associada a saúde mental do indivíduo. Desta maneiras as ondas Alfa aumentam a beta-endorfina, noradrenalina e dopamina, que em resumo são os neurotransmissores ligados ao bem-estar e prazer. Assim são utilizadas para:
– Redução da ansiedade
– Alívio do stress
– Melhora dos sintomas de depressão
– Redução da dor crônica
– Aumento do desempenho
– Melhora do humor
– Relaxamento
– Melhora da memória
– Melhora no raciocínio
Ondas Theta 4 Hz – 7,9 Hz
As ondas Theta estão ligadas a um estado de subconsciência. A princípio quando estamos dormindo, em estado hipnótico e meditativo. Quando em Theta, nossos hemisférios cerebrais estão sincronizados. Essas ondas estão relacionadas com o relaxamento profundo, diminuição do estresse, melhora da memória. Logo são utilizadas para:
– Relaxamento profundo
– Melhora da memória
– Aumento da criatividade
– Aumento da força de vontade
– Redução da ansiedade e estresse
– Melhora do sono
– Aumento da intuição
– Sensação de bem-estar
– Estabilidade emocional
Ondas cerebrais Delta 1Hz – 3,9 Hz
A frequência Delta é a do sono profundo, ou seja, sem sonhos e de inconsciência. Nesse estado certamente há liberação de hormônios como o hormônio de crescimento humano (hGH), melatonina e DHEA. A saber ondas Delta ajudam a nos sentir rejuvenescidos, melhoram as funções corporais e ainda está ligado a empatia e compaixão. Assim também são utilizadas para:
– Relaxamento profundo do corpo e da mente
– Sono repousante
– Sensação de bem-estar
– Liberação de hormônios antienvelhecimento
– Liberação do hormônio do crescimento
– Redução do estresse
– Restauração da energia vital
– Alívio da dor
– Melhora da qualidade de vida
– Paz e equilíbrio
Ainda não sabe se as ondas binaurais são para você? Experimente agora o áudio binaural. São 30 minutos em ondas deltas que te levarão ao relaxamento para voltar a sua rotina com mais disposição. Surpreenda-se com os resultados.
Seja qual for a sua escolha, para melhorar a memória, disposição, concentração e foco, diminuir a ansiedade, o stress, qualquer que seja seu problema, as ondas binaurais podem ajudar você a mudar e melhorar significativamente sua saúde. Basta ouvir a frequência certa. Experimente!
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.
Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Como está a sua digestão?
7 comentários
VANCLE· 18 de fevereiro de 2018 às 00:46
show muito bom
Leandro· 31 de maio de 2019 às 11:16
Qual o fone para ouvir nessas frequência? A maioria tem uma resposta de 20 a 20.000Hz e um da Sennheiser que eu pesquisei começa com 10Hz mas abaixo disso não conheço.
Bianca Enricone· 4 de junho de 2019 às 14:57
Olá Leandro. Grata pelo seu contato. Esta terceira onda será construída pela diferença de ondas do lado esquerdo e direito. Neste caso os fones do mercado conseguem reproduzir normalmente a freqüência que descrevo, e a onda binaural será produzida pelo próprio cérebro.
Geraldo do Socorro Alves .· 31 de janeiro de 2020 às 14:12
Apenas fui fazer uma pesquisa o que era AUDIOS BINAURAIS me encantei com tantas informaçoes , que Deus abençoe o seu trabalho .
Bianca Enricone· 19 de fevereiro de 2020 às 23:59
Muito obrigada pelo carinho. Igualmente para vc
Bianca Enricone· 28 de fevereiro de 2020 às 15:24
Que maravilha. Fico muito feliz! Estamos em constante busca de aprimoramento. Deus o abençoe igualmente.
Como a insônia e a ansiedade afetam no seu emocional! - Bianca Enricone· 24 de novembro de 2020 às 08:23
[…] a esvaziar a mente e preparar o corpo para adormecer. Já falamos aqui sobre os benefícios das ondas binaurais, que auxiliam a equilibrar nossos hemisférios cerebrais. Quando os dois hemisférios do nosso […]