Pare agora de usar o celular enquanto come ou continuará engordando!

Bianca Enricone - Pare Agora de Usar o Celular Enquanto Come Ou Continuará Engordando! - Foto Divulgação

Você tem o costume de usar o celular enquanto come? Então, pare agora ou continuará engordando!  Isso mesmo, pessoas que interagem com o celular enquanto comem tem um aumento calórico de 15 a 20% em suas dietas.

Imagine a cena: um grupo de amigos sentados em volta de uma mesa com suas refeições, mas cada um no “seu mundo” com seu respectivo celular, sem se falarem ou interagirem entre si.

Ou você, depois de um dia agitado, senta-se à mesa para comer e aproveita para dar uma “checada” nas redes sociais.

Infelizmente, cenas como essas são comuns, mas a maioria das pessoas não sabe que usar o celular enquanto come pode estar prejudicando diretamente a saúde.

O uso do celular durante as refeições está relacionado com o aumento do consumo de calorias e pode elevar as chances de problemas como a obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, entre outras.

Embora o celular seja o grande vilão do momento, outros aparelhos eletrônicos também podem atrapalhar o momento da refeição, como a TV e o computador, por exemplo, uma vez que desfoca a atenção do que realmente importa: a alimentação. 

A alimentação distraída

Ao usar o celular enquanto come a pessoa fica entretida com o que está na tela e se distrai da refeição.

Em um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores investigaram a chamada “alimentação distraída” e como ela atua na nossa percepção.

Para isso, quarenta e um participantes saudáveis ​​e com peso normal receberam quantidades fixas de leite achocolatado isocalórico com maior e menor teor de doçura enquanto realizavam uma tarefa de detecção de distração passando por uma ressonância magnética.

Os resultados revelaram que a distração durante o consumo de alimentos atenua o processamento neural do paladar. 

Ou seja, não prestar atenção na refeição diminui a sensibilidade de saber quando parar de se alimentar.

Em outras palavras, a distração de usar o celular enquanto come pode contribuir para fazer com que a pessoa se alimente mais do que o necessário.

Os pesquisadores concluíram que estar atento ao sabor dos alimentos durante o consumo talvez possa fazer parte da prevenção e tratamento do sobrepeso e da obesidade. 

Comer usando o celular aumenta o consumo de calorias 

Pesquisa semelhante foi feita pelo Departamento de Ciências da Saúde da UFLA (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais, o qual associou a distração durante a refeição à comer mais.

O estudo avaliou 62 pessoas quanto à mastigação, Índice de Massa Corporal e preferência de alimentação enquanto se alimentavam sem nenhuma distração e depois ao lado de smartphones e textos de uma revista.

Ao comer sem distração, a ingestão calórica média foi menor em comparação daquelas realizadas usando o celular ou lendo um texto.

Usar o celular enquanto come aumentou aproximadamente 15% a ingestão calórica e até 20% no caso da leitura de um texto. 

Isso pode parecer pouco, mas, considerando que esse padrão é repetido às vezes mais de uma vez ao dia e várias vezes no mês, o ganho de peso é significativo.

Portanto, se você quer emagrecer, pare agora de usar o celular enquanto como ou continuará engordando!

Comer e olhar ao celular ao mesmo tempo “distrai” o cérebro que não recebe corretamente a informação de que a pessoa está se alimentando e quanto ela está satisfeita.

“No momento que você tem um fator que cause distração, você não presta atenção na quantidade de alimento que você está ingerindo. E o nosso centro da saciedade leva em consideração não só o aspecto fisiológico daquilo que foi ingerido, mas também o efeito da própria memória”, explica o professor Luciano José Pereira, coordenador da pesquisa.

Quer um exemplo? Quem nunca foi ao cinema e comeu um balde pipoca e nem percebeu? 

Esse é o princípio da alimentação distraída, você está olhando o filme e continua comendo a pipoca, quando se dá conta o balde acabou.

Maior escolha por alimentos mais calóricos

Essa mesma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) observou que, quando estavam distraídos com o celular, os voluntários optaram por refeições menos saudáveis, com maiores índices de gordura e açúcares.

Como consequência de usar o celular enquanto come está o ganho de peso e demais doenças associadas.

Comer usando o celular pode pode causar indigestão

Além de comer mais e optar por alimentos mais calóricos, se alimentar enquanto se distrai no celular pode prejudicar a digestão.

Quando se está distraído, muitas vezes a pessoa não mastiga direito os alimentos. Com isso, o estômago é sobrecarregado e precisa fazer um esforço maior para digerir o alimento. Isso pode causar desconfortos, dores abdominais, gases e prisão de ventre.

Além disso, pessoas que não mastigam direito não saboreiam plenamente os alimentos e demoram mais para alcançar a saciedade. Mais uma vez, comem mais e tendem a engordar.

Usar o celular enquanto come não é higiênico

Além de continuar engordando, outro problema de usar o celular enquanto come são as bactérias e outros microrganismos que podem contaminar sua refeição.

Por mais que você lave as mãos antes das refeições, o celular é um aparelho que acumula sujeiras e provavelmente você não o limpa com frequência, muito menos toda a vez que for comer com ele na mão.

Prejudica as interações sociais

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, publicada no Journal of Experimental Social Psychology, também indica que o uso do telefone pode prejudicar o prazer que as pessoas obtêm das interações sociais do mundo real.

Para o estudo foram recrutados mais de 300 membros da comunidade e estudantes para compartilhar uma refeição em um restaurante com amigos ou familiares.

Os participantes foram designados aleatoriamente para manter seus telefones na mesa ou guardá-los durante a refeição. 

Quando os telefones estavam presentes os participantes se sentiam mais distraídos, o que reduzia o quanto eles gostavam de passar o tempo com seus amigos/família. 

Coma com consciência

O primeiro passo para emagrecer, escolher alimentos mais saudáveis, mastigar corretamente e saborear a refeição é ter maior consciência do ato de comer. Para isso, comece reorganizando o momento da refeição, abandonando tudo aquilo que te distrai.

Pare de usar o celular enquanto come, de assistir TV, ler, jogar ou fazer qualquer coisa que te distraia nesse momento.

Durante a refeição você deve trazer sua atenção inteiramente para os alimentos. 

Que tal iniciar o detox do celular à mesa hoje?

Aproveite esse momento de mudança para melhorar ainda mais a sua saúde eliminando todas as toxinas que já estão acumuladas no seu organismo.

O Detox Kriyá é um programa de desintoxicação total que ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar. Além de limpar, ele também nutre o corpo e permite que ele funcione melhor.

Bianca Enricone - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Quer saber mais? Tire suas dúvidas comigo.

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone

Assessora de Imprensa

Leia também: A verdade sobre os adoçantes que não querem que você saiba

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?