Síndrome do cólon irritável. Como identificar e tratar!

Bianca Enricone -Síndrome do Cólon Irritável - Detox Kriyá - Foto Divulgação

A síndrome do cólon irritável tem sintomas similares a diversas doenças intestinais, tais como desconforto abdominal, cólicas, diarreia e prisão de ventre, por isso, tem seu diagnóstico dificultado.

Será que o que você está sentindo é a Síndrome do Intestino Irritável?

O que é a Síndrome do Cólon Irritável?

A síndrome do cólon irritável, também conhecida como síndrome do intestino irritável (SII), é caracterizada pela alteração da motilidade do tubo digestivo e resultante de uma reação exagerada da parede do intestino a estímulos como, por exemplo, o estresse e a alimentação.

Essa condição atinge cerca de 20% da população adulta, em especial as mulheres, e tem como principal sintoma a alteração do hábito intestinal. Ou seja, ora, diarreia alternada com constipação, ora, acompanhada de dor abdominal e inchaço abdominal.

Vimos anteriormente que a saúde do intestino está relacionada com a saúde integral. Dessa forma, somos o que digerimos, absorvemos, utilizamos no nosso organismo e o quão saudável nosso intestino está.

Quando nosso intestino está funcionando perfeitamente, nosso corpo absorve melhor os nutrientes, nosso sistema imunológico funciona melhor e, desta forma, nos sentimos mais dispostos. Se por algum motivo nosso intestino perder saúde, seja por razões alimentares, emocionais, autoimunes ou toxinas, ocorre uma alteração na sua motilidade.

O intestino é um tubo muscular que, por movimentos de contração e relaxamento, leva o bolo alimentar para continuar a ser digerido, absorvido e posteriormente excretado. De modo que alterações nesses movimentos intestinais geram um grupo de sintomas não só comuns, como também já experimentado por quase todos.

Quando o intestino passa a se mover muito rapidamente, resulta em diarreia. Quando se move muito lentamente, resulta em constipação. Espasmos temporários nesse tubo resultam em dor.

Não existe um teste que revela se alguém tem síndrome do intestino irritável ou não. O diagnóstico dessa doença é feito por eliminação e observação de sintomas. Assim, para ser diagnosticada a SII, primeiro se elimina a presença de outros problemas intestinais mais sérios como Doença de Crohn, retocolite, doença celíaca, intolerância a lactose, câncer, entre outros.

A síndrome do cólon irritável é uma das doenças intestinais de mais difícil diagnóstico. Apesar do intestino não apresentar lesões, a síndrome não tem uma causa definida e apresenta sintomas comuns a outras doenças do intestino.

Principais Sintomas

Como se não bastasse ter sintomas comuns a diversas doenças intestinais, estes variam de intensidade e duração de pessoa para pessoa, assim como,  podem aliviar após a ida ao banheiro. Porém, uma característica comum em grande parte dos pacientes com síndrome do intestino irritável é a alternância entre períodos de diarreia e constipação.

Em estudo divulgado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 30% dos pacientes com a Síndrome do cólon irritável tem sintomas leves, 50% têm sintomas moderados e 20% tem sintomas acentuados que tem impacto na sua qualidade de vida.

Os sintomas mais comuns da síndrome do intestino irritável são:
  • Alterações nos movimentos intestinais
  • Constipação
  • Diarreia
  • Alterações na aparência de fezes
  • Dor abdominal e cólica
  • Gases
  • Náusea, azia, refluxo
Condições frequentemente presentes em pacientes com síndrome do intestino irritável:
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Fadiga
  • Problemas para dormir
  • Vontade frequente de urinar
  • Dor de cabeça
  • Problemas sexuais

Possíveis causas da síndrome do intestino irritável

Os sintomas da síndrome do intestino irritável variam muito de pessoa para pessoa visto que, parecem ser causados principalmente pelo estresse, mudanças do estilo de vida e alimentação inadequada.

O intestino é considerado o segundo cérebro devido a sua importância na produção da serotonina.  É no intestino que se origina a maior parte da serotonina corporal, cerca de 80%, o que demonstra a relação direta da saúde intestinal com a sensação de bem-estar.

O eixo intestino-cérebro ainda conta com milhões de neurônios diretamente conectados. Sendo assim, a serotonina é principal responsável por estimular as contrações peristálticas e secretórias, o que solta ou prende o intestino.

Estudos mostram que alterações nas concentrações de serotonina podem levar a disfunções do trato gastrointestinal, ou seja, o estado emocional interfere no intestino.  A flora intestinal também parece ter papel importante na ansiedade e depressão.

Mulheres e problemas intestinais

Cerca de 20% da população terá sintomas da Síndrome do Intestino Irritável em algum momento de sua vida, destes, destes, grande parte são mulheres.

Bianca Enricone -Síndrome do Cólon Irritável - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Síndrome do Cólon Irritável – Detox Kriyá – Foto Divulgação

Em uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), chamada ‘Estudo SIM Brasil – Saúde Intestinal da Mulher’, para avaliar o impacto dos problemas intestinais no dia a dia, revelou que duas em cada três mulheres brasileiras declaram sofrer de problemas intestinais.

Veja mais em:  AQUI

A síndrome do cólon irritável parece afetar mais as mulheres devido a variações hormonais e emocionais. Pois, como vimos anteriormente, o estado emocional pode afetar o funcionamento do intestino.

Tratamento da síndrome do cólon irritável

Apesar de não ter cura, a hipersensibilidade intestinal pode ser controlada e não evolui para nenhuma doença mais grave.

Da mesma forma que deve ser investigada a causa dos sintomas, não há um único tratamento comum a todos os pacientes. Mas, frequentemente envolve mudanças de hábitos alimentares bem como no estilo de vida.

Quando as causas são emocionais, não só a redução do estresse, como também exercícios físicos regulares podem diminuir os sintomas. Para a Medicina Tradicional o acompanhamento psiquiátrico para tratamento da ansiedade e depressão, bem como o uso de antidepressivos pode ser indicado e associado. Sob o mesmo ponto de vista emocional, a Medicina Tradicional Chinesa pede atenção a redução de estresse e exercícios físicos. Por consequência, mudança no seu estilo de vida e sessões de Desintoxicação, Nutrição  e Acupuntura.

Quando de origem alimentar, mudanças na dieta podem ajudar.  Porém, em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento por um nutrólogo, nutricionista ou gastroenterologista a fim de identificar e evitar alimentos causadores da crise.  Já em outros, o próprio paciente consegue distinguir os alimentos que pioram os sintomas.  Contudo a nutrição adequada sempre ajuda. Conheça AQUI alguns produtos.

A Medicina Clássica convencional usa medicamentos como antiespasmódicos, antidiarreicos ou laxantes para aliviar os sintomas em casos mais graves. Em contrapartida a Medicina Chinesa utiliza técnicas como a Fitoterapia e Acupuntura.

Tratamentos comuns que podem ajudar:

Evite alimentos inflamatórios e alérgenos

Embora os alimentos que desencadeiam os sintomas da síndrome do intestino irritável variam de pessoa para pessoa, é conclusivo que certos alimentos tendem a desencadear mais problemas que outros.

Por exemplo, o carboidrato, o leite e derivados, o glúten, alimentos industrializados e  até alguns falsos alimentos saudáveis que já abordamos aqui.

Bianca Enricone -Síndrome do Cólon Irritável - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone -Síndrome do Cólon Irritável – Detox Kriyá – Foto Divulgação
Cuide do psicológico

Ansiedade, depressão, estresse, fobias, são fatores de risco para a síndrome do intestino irritável. Todos eles podem afetar a digestão, seja pelo aumento da inflamação ou por alterações nos níveis de serotonina.

Pratique atividade física regularmente

A prática de atividade física regular aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores. Dessa forma, melhora o humor, o sono e reduz o stress e a ansiedade. Mais que isso, segundo estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, a atividade física melhora os sintomas gastrointestinais e a qualidade de vida.

Devolva a saúde ao seu intestino

As funções do intestino vão além da digestão, absorção e eliminação de resíduos. Nosso intestino também tem papel importante no sistema imunológico e na saúde de todo o organismo. Por exemplo, é peça chave em garantir a imunidade, o bem-estar físico e mental.

Uma dieta saudável, com alto consumo de fibras e a ingestão de água, bem como a limpeza do organismo auxiliam na manutenção da saúde intestinal. Com o intuito de ajudar o Detox Kryrá está aqui!

Bianca Enricone - Detox kriyá - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Detox kriyá – Foto Divulgação

O programa de Detox Kriyá recupera a saúde do intestino, fortalece e restabelece o bom funcionamento do organismo. Bem como previne e trata diversas doenças tanto as intestinais como no fígado, vesícula, rins, pele e sangue.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Bianca Enricone - Foto Divulgação
Bianca Enricone – Foto Divulgação

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook 

Instagram 

YouTube

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: O que é dieta paleolítica? De volta a caverna?

Compartilhar Post:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Precisa de ajuda?