Como anda o seu sono? Dorme as horas necessárias? Aliás, sofre de insônia ou tem dificuldade de começar ou voltar a dormir?
Afinal, uma noite bem-dormida repara o organismo, equilibra os hormônios, melhora o humor, aumenta a disposição, controla o apetite, previne doenças. Enfim, é capaz de melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.
Desta forma para estas e outras funções que são realizadas durante o sono, é imprescindível dormir cerca de 8 horas por dia, sem interrupções.
Embora esta seja a recomendação padrão, a média dos adultos hoje dormem de 6 a 7 horas durante a semana. No fim de semana compensam com cerca de 7 a 8 horas de sono.
Apesar de uma ou duas horas de sono a menos por noite parecer pouco, pode ter o grande impacto nas funções motoras e cognitivas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Philips Global Sleep Survey com 11 mil adultos de 12 países, 80% das pessoas entrevistadas querem melhorar a qualidade do sono.
Uma noite de sono bem dormida protege seu cérebro. Já a privação do sono atrapalha o aprendizado, a memória, a produtividade e o rendimento. Além disso, uma noite mal dormida deixa a pessoa irritada, mal-humorada e cansada.
E você, tem problemas de sono? Sente dificuldade em pegar no sono (insônia primaria)? Ou ainda, acorda durante a noite e depois não consegue mais dormir (insônia secundária)?
Tem gente que precisa levantar durante a noite para ir ao banheiro e liga a luz fluorescente. Nesse momento a glândula pineal para de produzir melatonina, o hormônio que induz ao sono. Dessa forma, é mais difícil pegar no sono novamente.
Mas, o que fazer para melhorar o sono?
Hormônio do sono
A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal que diz ao nosso corpo quando é hora de desacelerar e ir dormir.
Em primeiro lugar a quantidade de luz influencia diretamente a produção de melatonina. Com o fim do dia e da luminosidade, nossos olhos percebem esta mudança e “avisam” a pineal. Assim, a melatonina passa a ser liberada.
Além de regular o momento de dormir, a melatonina também participa da reparação das nossas células. Por conta do seu poder antioxidante, combate os radicais livres que agridem o organismo.
Luminosidade X Sono
Os níveis de iluminação afetam nossas funções biológicas. Sempre foi assim.
Dessa forma, com o entardecer, o cérebro passa a produzir melatonina, informando ao corpo que é a hora de dormir.
Durante o dia é o contrário, a luz solar retorna e estar em contato com ela nos faz ficar alertas, melhora nosso humor e aumenta a produtividade.
Por isso, ao acordar, exponha o rosto à luz solar. Dessa forma estará informando ao seu cérebro que é hora de “ligar”.
O problema é que, atualmente, estamos cada vez mais em contato com a luz artificial. Por isso, estamos dormindo menos e mal.
Você usa seu telefone celular, laptop ou tablet até muito tarde? Infelizmente todos esses equipamentos podem atrapalhar o seu sono.
Além de nos distraírem, estes dispositivos emitem um tipo de luz artificial que altera o ritmo circadiano.
A saber, essa luz é estimulante para o seu cérebro e faz com que menos melatonina seja produzida. Dessa forma, o corpo não recebe o sinal de que é hora de dormir. Consequentemente, demoramos mais para pegar no sono e há a diminuição da sua qualidade.
Proteja seus olhos
Assim a recomendação para uma boa noite de sono é minimizar a exposição à luz azul durante a noite, desligando os dispositivos eletrônicos cerca de duas horas antes da hora de dormir. O mesmo vale para as lâmpadas fluorescentes.
Caso isso não seja possível, proteja seus olhos contra a luz azul usando filtros nas telas desses aparelhos ou o uso de óculos de escuridão virtual, os quais inibem a ação da luz azul.
Por exemplo se você não conseguir dormir em um quarto totalmente escuro, como é o caso, principalmente de crianças, opte pela luz vermelha. Este tipo de luz não afeta a produção de melatonina e, portanto, não altera o sono.
Existem também substâncias específicas que melhoram a saúde ocular, como por exemplo, a luteína e zeaxantina, dois potentes antioxidantes que atuam como filtros internos, protegendo os olhos dos efeitos da luz ultravioleta e dos danos oxidativos. Saiba mais aqui.
Contudo esses dois compostos não são produzidos pelo nosso próprio corpo, por isso, é necessário ingeri-los através dos alimentos ou suplementos alimentares.
Conheça os suplementos para a proteção dos seus olhos aqui.
Como melhorar o sono?
Pequenas medidas podem melhorar muito a qualidade do seu sono. São elas:
Use óculos de escuridão virtual a partir das 18h:
Se não puder se desligar dos eletrônicos, utilize os óculos de escuridão virtual, que bloqueia a luz azul. Dessa forma, para seu cérebro você está no escuro e ele começará a produzir melatonina para preparar o corpo para dormir.
Se acordar pela madrugada utilize lanterna com luz vermelha:
Se você levanta à noite para ir ao banheiro, tenha na cabeceira uma lanterna de luz vermelha para assim, evitar ascender as luzes da sua casa. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes e de LED, a luz vermelha não bloqueia a produção de melatonina pela glândula pineal.
Faça exercícios:
A atividade física melhora o humor e reduz o estresse, fatos estes que favorecem a qualidade do sono. Exercícios na parte da manhã e a tarde são altamente benéficos. Em contrapartida, exercitar-se durante a noite pode ter o efeito contrário dependendo da pessoa. Uma vez que o corpo sofre um grande estímulo e pode comprometer a qualidade do sono.
Medite:
A meditação traz diversos benefícios, entre eles, ajuda a relaxar e proporciona não somente uma maior facilidade para pegar no sono, mas também um tempo de descanso mais reparador.
Aprenda como meditar e ser feliz e melhore quadros de desequilíbrios emocionais, mentais e físicos. Como Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão, Estresse, Baixa Auto Estima e Insônia.
Óleo essencial de lavanda:
Principalmente suas propriedades calmantes e relaxantes tornam o óleo essencial de lavanda um aliado para noites de sono tranquilas e relaxantes.
O óleo pode ser usado tanto como aromático para perfumar os ambientes, quanto tópico e internamente.
Para uso interno, recomenda-se tomar uma gota de óleo essencial de lavanda doTerra sublingual ou diluir em 120 ml de líquido.
Para uso tópico, aplique uma a duas gotas nas têmporas e na parte de trás do pescoço.
Experimente também adicionar algumas gotas nos travesseiros e roupas de cama para se preparar para uma boa noite de sono.
Neuroacústica e um sono mais tranquilo
Se você sofre de insônia, tem forte dificuldade para dormir ou ainda não tem um sono reparador, a música pode ser sua aliada nessa hora.
Através de áudios de relaxamento, a neuroacústica ajuda a ter um sono tranquilo. Pois estimula a mente como o objetivo de proporcionar equilíbrio e harmonia na saúde física, emocional, cognitiva, sentimental e onírica (sonhos).
Dessa forma, a Neuroacústica se torna uma importante aliada no tratamento dos distúrbios do sono, como apneia, insônia, déficit de atenção e hiperatividade, e várias outras doenças.
Recomendo que você conheça as Frequências de Fibonacci, um tratamento terapêutico sonoro psico-espiritual (som, alma e espírito) que estimular o corpo, mente e espírito ativando a glândula pineal e proporcionando um sono melhor e mais reparador.
Vale lembrar que a qualidade do sono pode ser influenciada por desarmonias físicas, mentais e também e emocionais e que muitas vezes não estão tão evidentes.
O Tratamento Vibracional com o Quantec é uma alternativa tecnológica que identifica os desequilíbrios vibracionais e os corrige a fim de restaurar a harmonia.
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.
Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112
clique aqui
Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais: Facebook Instagram YouTube
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa
Leia também: Você Tem O Poder De Mudar O Destino
Confira o depoimento de quem já utilizou o Tratamento Vibracional
4 comentários
Saúde Intestinal Versus Saúde Integral! - Bianca Enricone· 31 de maio de 2020 às 08:09
[…] Leia também: Sono de qualidade! Aprenda a dormir. […]
O que é síndrome da fadiga adrenal. Existe? - Bianca Enricone· 16 de novembro de 2020 às 08:11
[…] condizem com o estilo de vida atual com alto grau de sedentarismo, obesidade, má alimentação e sono […]
Suas Dores Trazem Mensagens· 17 de março de 2023 às 08:02
[…] E, como eu já citei aqui inúmeras vezes, você pode fazer tudo certinho mas se não consegue dormir bem, de nada adianta. Seu cérebro precisa de um reset. leia mais aqui! […]